Conecte-se Conosco

Brasil/Mundo

URGENTE: Sinal verde para aprovação de PEC que limita poderes do STF

Publicado

em

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), deve pautar, para a próxima terça-feira (21), a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita poderes do Supremo Tribunal Federal (STF).

A previsão, segundo Pacheco, é que a quinta e última sessão regimental para discutir a matéria seja feita no mesmo dia da votação.

Apesar de não ser unanimidade, líderes ouvidos pela CNN já dão como certa a aprovação da proposta no Senado.

Na condição de anonimato, um líder da base governista relatou à reportagem que a pauta deve ser aprovada em dois turnos de votação com folga, pois tem uma “maioria sólida”. Um líder da oposição avaliou que a matéria “passa fácil” no plenário.

Outras lideranças partidárias que não concordam com o texto devem se reunir com suas bancadas antes da votação de terça e definir se vão apoiar ou não a pauta. A tendência deve ser liberar os parlamentares para votarem como quiserem.

No plenário, os senadores contrários à proposta devem questionar a constitucionalidade e a rapidez da aprovação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A PEC foi aprovada em apenas 40 segundos no início de outubro.

Para uma emenda à Constituição ser aprovada, é necessária a votação em dois turnos com o apoio mínimo de 49 senadores em cada um deles. Depois, o texto segue para a Câmara, onde também precisa ser votado em dois turnos.

Na semana passada, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, afirmou que “mexer no Supremo” não parece ser um “capítulo prioritário nas transformações que o Brasil precisa”. Ele, porém, disse que enxerga com “naturalidade” que o Congresso debate a proposta.

“Atacar as Supremas Cortes, mudar a forma de indicação de ministros, abreviar a permanência no cargo, interferir com seu funcionamento interno são opções políticas que não têm bons antecedentes democráticos. Tenho procurado chamar a atenção para esses pontos no debate público brasileiro”, disse o ministro.

Reação ao STF

A PEC limita decisões monocráticas e pedidos de vista nos tribunais superiores. O texto foi aprovado pela CCJ do Senado em outubro, em uma votação relâmpago.

A proposta em tramitação no Senado prevê que magistrados da Corte não poderão, por exemplo, por meio de decisão individual, cassar atos dos presidentes da República, do Senado ou da Câmara.

A aprovação ocorreu em meio à escalada de tensão entre o STF e o Congresso, com decisões divergentes em pautas como o marco temporal para demarcação de territórios indígenas.

Uma outra matéria em discussão entre os senadores fixa um tempo para o mandato de ministros do Supremo.

Deixe o Seu Comentário

Últimas Notícias

Mundo Cristão27 minutos atrás

Atenção pastores! Igrejas devem tomar cuidados para evitar problemas com a Receita Federal

As igrejas desfrutam de imunidade tributária no Brasil, isentando-as de impostos, taxas e contribuições. No entanto, é crucial que essas...

Mundo Cristão2 horas atrás

‘Bombardeie as igrejas’: homem trans é preso após ameaças a meninas cristãs

Um homem identificado como trans foi preso no condado de Perry, Illinois, depois de fazer ameaças de cometer um tiroteio...

Mundo Cristão5 horas atrás

Aos 89 anos, Pr. José Wellington participa do batismo de mais de 2 mil novos membros da AD Belém

No domingo, 26 de novembro de 2023, a Igreja Evangélica Assembleia de Deus em São Paulo – Ministério do Belém,...

Mundo Cristão5 horas atrás

Ativistas dos ‘direitos humanos’ atacam Natal e a Páscoa: “intolerância religiosa”

Um painel do governo canadiano responsável pela legislação em matéria de direitos humanos afirma que celebrar as férias do Natal...

Mundo Cristão6 horas atrás

Fim dos tempos: Exposição em Museu tem “arvore de Natal satânica”

No último domingo, o deputado republicano de Wisconsin (EAU), Mike Gallagher, expressou críticas a uma exposição satânica de uma árvore...

Mundo Cristão14 horas atrás

“Drogas e aborto”: Confira a posição de Flávio Dino sobre esses temas

Nesta segunda-feira (27), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a indicação do ministro da Justiça, Flávio Dino, para...

Mais Acessados