Mundo Cristão
“Roupa suja se lava na igreja”: pastor critica virtualização dos escândalos no meio evangélico

Em meio aos recentes escândalos envolvendo líderes evangélicos, o pastor Geremias Couto compartilhou suas reflexões sobre a abordagem adequada diante dessas situações. Em um post intitulado “ROUPA SUJA SE LAVA NA IGREJA”, Couto expressou sua preocupação com a exposição pública de problemas internos da igreja.
Somente neste último semestre, vários escândalos têm abalado ainda mais a imagem da comunidade evangélica no Brasil. Casos de mau uso do dinheiro dos fíeis, traições, brigas por poder, assassinatos, entre outros.
O pastor destacou que tem evitado se envolver nas exposições relacionadas a casos de escândalos envolvendo líderes evangélicos, especialmente aqueles que ganham destaque nos Estados Unidos. Ele reconheceu a possibilidade de discutir as motivações por trás dessas exposições, mas ressaltou que não se sente chamado a seguir essa abordagem.
Couto defende que questões relacionadas à liderança da igreja devem ser tratadas internamente, dentro do contexto de cada denominação ou igreja específica, especialmente aquelas que são independentes. Ele enfatizou a importância da disciplina bíblica, tanto preventiva quanto corretiva, sendo aplicada no âmbito interno da igreja.
“Sou daqueles que ainda acreditam que tais questões devem ser tratadas intramuros, no âmbito de cada denominação ou igreja em particular, em se tratando das independentes. É nesse contexto que a disciplina bíblica, tanto preventiva quanto corretiva, é aplicada. Nem mais, nem menos.”
O pastor argumentou que, embora alguns possam citar o exemplo do apóstolo Paulo expondo maldizentes e pessoas em erro, ele ressalta que Paulo o fazia no âmbito das igrejas e por meio de cartas privadas, não em pronunciamentos públicos. Couto sublinhou que expor “roupa suja” da igreja nas redes virtuais é prejudicial ao testemunho cristão, sugerindo que tal atitude pode indicar um interesse mais em difamar do que em restaurar.
Ele reiterou o modelo de disciplina ensinado por Jesus em Mateus 18, destacando a importância do arrependimento e da aplicação da disciplina corretiva dentro do contexto da igreja local. O pastor ainda enfatizou que a praça pública das redes virtuais não é o lugar apropriado para resolver questões internas da igreja, e que o foco deve ser proclamar o nome do Senhor da Igreja.

-
Política5 dias atrás
Reforma da USF Laurides Lima Milhomem no Aureny 3 é concluída após requerimento do Vereador Eudes Assis
-
Tocantins4 dias atrás
Em Palmas, Governador Wanderlei Barbosa concede 200 títulos fundiários da zona rural
-
Tocantins4 dias atrás
Com apenas três servidores efetivos, Câmara de Vereadores de Colinas anuncia que vai realizar concurso público
-
Mundo Cristão4 dias atrás
Cantor Gospel Armando Filho vai lançar músicas inéditas
-
Brasil/Mundo2 dias atrás
Feliciano elogia Senado após PEC do STF: “largo passo em defesa da tripartição de poderes”
-
Tecnologia4 dias atrás
Qual cassino tem Fortune Rabbit – Seleção de jogo-fortune-rabbit.com.br
-
Mundo Cristão3 dias atrás
16º CONVIVA: Congresso que marcará a vida de muitos jovens na capital Palmas acontece neste final de semana
-
Tocantins1 dia atrás
Concurso da Assembleia Legislativa tem editais publicados; salários de até R$ 32 mil