A disputa pela presidência da Bancada Evangélica no Congresso Nacional tem quatro candidatos. O cargo, que tem duração de dois anos, será decidido entre os deputados Otoni de Paula (MDB-RJ), Greyce Elias (Avante-MG), Gilberto Nascimento (PSD-SP) e Gilvan Máximo (Republicanos-DF). Atualmente, a Frente Parlamentar Evangélica conta com 219 integrantes, entre deputados e senadores.
A presidência foi intercalada na última gestão entre Eli Borges (PL-TO) e Silas Câmara (Republicanos-AM). Enquanto Borges é aliado de pautas conservadoras e de Jair Bolsonaro (PL), Câmara tem perfil mais conciliador com o governo Lula (PT). Para seu sucessor, Câmara indicou Otoni de Paula.
Pela primeira vez, a Bancada Evangélica da Câmara dos Deputados enfrenta uma disputa para o cargo de coordenador. Tradicionalmente, a escolha é feita por consenso entre os membros do grupo. No entanto, a candidatura de Otoni de Paula tem gerado desconfiança entre os colegas devido à sua aproximação com o governo Lula, o que abriu espaço para novas candidaturas.
- Otoni de Paula (MDB-RJ) está em seu terceiro mandato como deputado federal, eleito pela primeira vez em 2018.
- Greyce Elias (Avante-MG) também cumpre seu terceiro mandato e representa o estado de Minas Gerais.
- Gilberto Nascimento (PSD-SP) está em seu quinto mandato e tem experiência como deputado estadual e vereador.
- Gilvan Máximo (Republicanos-DF), por sua vez, cumpre seu primeiro mandato, eleito em 2022.