O Instituto Promotion realizou uma pesquisa de intenções de votos no Tocantins para sondar os eleitores sobre em quem eles pretendem votar em outubro para governado do Estado e nos dois cenários apresentadoso governador Wanderlei Barbosa aparece em primeiro lugar.
No primeiro cenário, os candidatos foram o ex-prefeito de Porto Nacional Paulo Mourão (PT), do deputado federal Osires Damaso (PSC),do ex-prefeito de Araguaína Ronaldo Dimas (PL) e do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos). O atual chefe do executivo estadual ficou com 31%, Dima com 19%, Mourão 11% e Damaso 10%.
No segundo cenário o senador Eduardo Gomes aparece no lugar de Ronaldo Dimas e o resultado foi o seguinte: Wanderlei Barbosa continua na liderança com 32%. Eduardo Gomes vem na segunda colocação com 21%. Osires está em terceiro com 15% e Paulo Mourão vem na última colocação com 12%.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número TO-09536/2022 e entrevistou 1200 eleitores estatisticamente divididos em 30 municípios das regiões Norte, Central, Sul e Sudeste, respeitando a densidade demográfica de cada cidade.
A sondagem foi feita de forma direcionada e também mediu a rejeição dos candidatos que colocaram seus nomes como pré-candidatos ao Governo do Tocantins e ao Senado Federal.
A margem de confiança da Pesquisa é de 95%, e, o erro amostral de 4%, para mais ou para menos. A aplicação dos questionários aconteceu entre os dias 20 e 23 de junho nos municípios de: Araguaína, Colinas do Tocantins, Araguatins, Nova Olinda, Ananás, Sítio Novo, Tocantinópolis, Augustinópolis, Xambioá e Axixá, Palmas, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Guaraí, Colméia, Miracema do Tocantins, Miranorte, Pedro Afonso e Lagoa da Confusão, Dianópolis, Arraias, Natividade, Taguatinga e Ponte Alta do Tocantins, Gurupi, Formoso do Araguaia, Alvorada do Tocantins, Araguaçu, Figueirópolis e Peixe.
Com informações Portal Stylo