NOTA DE REPÚDIO E ESCLARECIMENTO
As Associações Militares, lamentam e repudiam o tratamento dispensado pelo Governo do Tocantins aos militares (policiais e bombeiros). No dia 24 de março houve uma reunião no Palácio Araguaia, com a presença do governador Wanderlei Barbosa, dos Comandos da PMTO e dos Bombeiros e dos secretários da Administração, Fazenda, Casa Civil e Planejamento, onde foram deliberadas algumas ações importantes, dentre elas, o reajuste salarial dos militares, os representantes militares exigiram um percentual de no mínimo, no mesmo valor que o da polícia civil.
De imediato foi negado pelos representantes do governo alegando questões orçamentárias. Então, um novo percentual foi negociado e, para a ingrata surpresa dos representantes das associações, o Projeto de Lei de Reajuste Salarial para os militares foi encaminhado para a Assembleia com o percentual diferente do que ficou acordado em reunião com o próprio Governador.
Assim que tomou conhecimento de que o percentual de reajuste encaminhado pelo governador estava diferente do acorado, o presidente da APRA-TO, Sgt Claylson Carneiro Xavier e o presidente da ADPMETO, João Victor Moreira, tentaram contato com os secretários do Comitê Gestor que estavam presentes na reunião, porém sem sucesso.
MP 27
Em relação à MP 27, de 22/12/2021, também ficou definido em reunião a inclusão dos pagamentos dos passivos referentes às promoções dos militares (policiais e bombeiros) e o pagamento das parcelas restante dos 4,68% – este em parcela única, ainda esse ano – e não, em 48 vezes, a partir de 2026, conforme foi encaminhado e aprovado na assembleia legislativa.
Requeremos, que sejam implementadas as progressões dos militares que adquiriram o direito, a partir de maio de 2019 ao ano de 2020. Conforme o governo do Estado vem informando que fará aos demais servidores públicos.
Assinam esta nota as seguintes entidades de classe:
Associação dos Praças Militares do Estado do Tocantins – APRA-TO
Associação dos militares da Reserva, Reformados, Ativa e Pensionistas – ASMIR-TO
Associação dos Praças e Servidores Militares do Estado do Tocantins – ASPRA Gurupi-TO
Associação dos Subtenentes e Sargentos da Polícia e Bombeiros Militares do Estado do Tocantins – ASSPMETO
Associação dos Policiais Militares de Tocantinópolis e Região – APMTO
Associação de Praças Bombeiros Militares do Estado do Tocantins – APBMTO.
Federação das Associações de Praças Militares do Estado do Tocantins (FASPRA-TO) e entidades filiadas:
Associação de Praças da Polícia e Bombeiros Militares de Araguaína – APA
Associação dos Bombeiros Militares do Estado do Tocantins – ABMTO
Associação dos Cabos e Soldados do 5º BTL do Estado do Tocantins – ACS
Associação dos Militares de Paraíso e Região – ASMIPAR
Associação de Defesa e Apoio Jurídico aos Militares do Tocantins – ADPMETO
Associação dos Militares da Região de Dianópolis – ASMIRD
Associação dos Militares Estaduais do Tocantins – AMETO