Durante a primeira Sessão Ordinária de 2023, que aconteceu nesta quarta-feira, 8, na Câmara Municipal de Palmas, o vereador Eudes Assis (PSDB), usou a tribuna para apresentar o Projeto de Lei (PL) que concede o título de Cidadão Palmense ao senhor Leonardo de Oliveira Toledo Silva, Diretor Geral do Hospital Geral de Palmas(HGP).
O título de Cidadão Palmense tem o objetivo de agraciar homens e mulheres que marcam a história da capital prestando trabalhos relevantes à comunidade. Para Eudes, Leonardo de oliveira contribuiu e ainda contribui bastante para o desenvolvimento das questões sociais na cidade, sobretudo na saúde, e para que todos que dela necessitem, sejam crianças, jovens, mulheres, homens, mães e pais.
Segundo o parlamentar, a honraria concedida ao Diretor Geral do HGP é mais do que merecida, pelo trabalho e pela figura atuante que Ele tem sido na Capital e no Hospital. “É um título merecido, é um título de uma pessoa simples e determinada, que sofre e que acompanha o sofrimento de muitas pessoas que chegam naquele hospital”, pontua.
O PL segue agora para o trâmite nas Comissões, e aprovação no parlamento Municipal após cumprir com as devidas formalidades.
Conheça Leonardo de Oliveira Toledo
Leonardo, Diretor Geral do Hospital Geral de Palmas (HGP), natural de Araguari, Minas Gerais, nasceu dia 8 de fevereiro em 1981. Filho de Rosa Valente de Oliveira Toledo e José Aquilino Toledo Silva, veio para o Tocantins no ano de 2002 e no mesmo ano iniciou sua atuação no Sistema Único de Saúde, atuando na Secretaria de Estado da Saúde, iniciando sua trajetória no serviço público.
Em 2005 com a inauguração do Hospital Geral de Palmas, veio contribuir e ajudar na implementação dos serviços na unidade. Trabalhou nos setores de Farmácia, e posteriormente no Financeiro da unidade, onde permaneceu até 2012.
Com formação em Administração de Empresas pela Faculdade Objetivo de Palmas (2010), e especializações no âmbito hospitalar – Gestão Hospitalar, Regulação de Serviços de Saúde e outros, agregado as experiências, desafios e vivencias constantes no HGP, no ano de 2012 aceitou o desafio de Diretor Administrativo do Hospital Geral de Palmas, ficando a frente do cargo até junho 2019.
Em 2019, tornou-se Diretor Geral do HGP e grandes desafios surgiram desde então, como a participação em vários projetos em parceria com o Ministério da Saúde, através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional (Proad), implementado pelo Hospital Sírio-Libanês, a exemplo do projeto Lean nas Emergências e outros.
O Administrador também liderou a equipe do HGP durante a pandemia da COVID-19 e foi marcante poder presenciar a instituição ser escolhida pela equipe do Hospital Sírio Libanês, entre mais de 6(seis) mil hospitais do Brasil, uma das instituições habilitadas a participar e ofertar reabilitação de pacientes pós–covid.
Hoje, mais capacitado e atuando no Sistema Único de Saúde há 20 anos, continua comprometido com os avanços e desafios do Hospital Geral de Palmas e fortalecido pelos enfrentamentos que foram determinantes durante toda sua trajetória pessoal e profissional.