Pastor Claudemir Lopes, ex-vereador de Palmas e presidente da Convenção Coimadetins, convocou a população palmense para comparecer à sessão na Câmara de Palmas que irá votar o Projeto de Lei que trata da utilização da linguagem neutra nas escolas da cidade. A convocação veio após a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Municipal de Palmas se reunir em uma sessão extraordinária para votar o Projeto de Lei do vereador Filipe Martins, que proíbe o uso de Linguagem Neutra nas escolas do município.
A CCJ aprovou a constitucionalidade da linguagem neutra em escolas públicas da capital, porém, a matéria ainda será votada em plenário da casa. Durante a votação, os vereadores Márcio Reis, Solange Dualib e a professora Iolanda de Castro aprovaram o uso de linguagem neutra ou não-binária nas publicações, propagandas publicitárias e mídias da Prefeitura de Palmas.
O pastor Claudemir Lopes, que concorreu ao Senado pelo Patriotas na última eleição e obteve quase 21 mil votos, afirmou que essa lei é uma ameaça às crianças e que estará presente na sessão para se opor à aprovação da lei. Ele argumenta que a linguagem neutra é desnecessária na sala de aula e inibe o aprendizado das crianças.
A votação do projeto está prevista para ocorrer nesta quinta-feira, 16 de março, às 9h. A discussão sobre a aprovação da lei está gerando polêmica na cidade e a expectativa é que a sessão seja bastante movimentada.
Ver essa foto no Instagram