Muito se discute nos últimos anos, sobretudo com a instabilidade política do país, sobre o papel da universidade pública no desenvolvimento de tecnologia e na geração de empregos.
Contudo, outra área também é muito discutida neste âmbito, que é a acessibilidade de pesquisas e de que maneira estas pesquisas desenvolvidas no meio acadêmico realmente afetam a vida do cidadão comum.
De que modo a universidade dialoga com a sociedade e retorna para a comunidade todo o investimento público dado ao meio acadêmico?
Apesar de o investimento não ser muito, mesmo no nível de base são realizadas diversas pesquisas que podem sim mudar a vida de diversas pessoas e levar oportunidades a quem antes não tinha.
Porém, existe um grande caminho a ser percorrido pelo universitário antes de ele precisar aprender a formatação de TCC e monografias e poder, efetivamente, desenvolver projetos sociais.
Mas de que maneira exatamente os projetos de TCC podem garantir o retorno para a sociedade e influenciar de maneira positiva na vida dos cidadãos mais necessitados? Ao longo da reportagem veremos dois casos de projetos desenvolvidos em universidades que visam promover um elo entre a sociedade e as instituições públicas de ensino superior.
O cadastro de catadores e projetos socioambientais
De acordo com reportagem publicada no site da G1, há 3 horas no dia de hoje (19/09), um projeto de TCC realizado no município de Peruíbe, Litoral Paulista, se transformou em uma ação social de caráter conjunto que tem como objetivo a melhora na qualidade de vida de catadores de recicláveis .
No segundo semestre do ano passado, 2020, a estudante Talita Guandalini idealizou o projeto Locomotiva do Bem, que visa buscar regularização profissional de catadores de recicláveis e também dar visibilidade a estes trabalhadores.
Talita atualmente é pós-graduanda e, como explicou em entrevista à Globo pelo site G1, quando foi realizar seu projeto de TCC, descobriu que Peruíbe não contava com um sistema de coleta seletiva de lixo.
Depois de muito estudo na área, através de consultas a órgãos públicos especializados, como o Instituto Lixo Zero Brasil, Talita pôde perceber a efetividade dos serviços prestados e realizados pelos catadores de recicláveis, sobretudo em uma região que carece de um sistema de coleta seletiva.
Através de todo este levantamento de dados e pesquisa, e também, sensibilizada com a situação da maior parte dos catadores, Talita então desenvolveu o projeto Locomotiva do Bem, que, entre várias coisas, tem duas metas principais:
- Garantir visibilidade às causas dos catadores de recicláveis
- Estimular o poder público à regularização desta profissão
Para atingir estes objetivos, Talita conta com a realização de eventos com a participação de voluntários e também com a ajuda do Marketing Digital, visando divulgar e promover ao máximo as pautas do movimento dos catadores.
Além disso, durante todo este processo, foi adotado um aplicativo para celular, chamado Cataki, que visa colocar em contato possíveis clientes com os catadores.
Todo esforço de Talita veio a calhar no ano de 2020, quando, ainda segundo a Globo, o Ministério Público entrou em contato com a Gestora Ambiental a fim de apoiar seus projetos.
Santa Catarina e a concessão de Bolsas para projetos sociais em seus municípios
Migrando para o estado de Santa Catarina, podemos ver a importância de projetos universitários através da concessão de bolsas que visam a realização de projetos sociais para universidades do estado.
Esta notícia pode ser consultada no próprio site do governo de Santa Catarina e, de acordo com o secretário da Educação no estado, Luiz Fernando Vampiro, estas bolsas serão utilizadas para gerar um retorno imediato da universidade para com a população.
Este retorno será dado em formato de geração de empregos e a formação de profissionais qualificados, em vários sentidos e também em diferentes áreas de atuação.
Dentre as propostas relacionadas à ações de cidadania que serão realizadas em diversos municípios do estado, estão:
- Intervenções políticas e sociais para o combate à violência
- Melhorias em espaços públicos e equipamentos comunitários
- Ações de saúde e sustentabilidade
- Combate à violência entre crianças e adolescentes
Apostando nesses segmentos, será possível ver de maneira clara os resultados do investimento em universidades públicas para o estudo e melhoria das sociedades.
Considerações finais
Como foi possível de ser observado ao longo da reportagem, existem diversos projetos sociais dentro das universidades que visam, exatamente, a promoção de um retorno e parceria entre as instituições públicas de ensino e a sociedade.
Ainda, através destas parcerias é possível que a geração de empregos, a capacitação de profissionais, o reconhecimento de profissionais informais e a manutenção de uma sociedade mais justa seja possível!