O presidente da Rússia, Vladimir Putin, declarou nesta quinta-feira (21) que o conflito na Ucrânia se transformou em um embate de alcance global. Em discurso televisionado, ele culpou os países ocidentais por contribuírem para essa escalada ao fornecer mísseis utilizados pela Ucrânia contra o território russo.
Segundo Putin, os recentes ataques com mísseis norte-americanos ATACMS e britânicos Storm Shadow mostram o envolvimento direto do Ocidente no conflito. “A partir do momento em que [esses mísseis foram disparados contra a Rússia] e, como havíamos destacado reiteradamente antes, o conflito provocado pelo Ocidente na Ucrânia passou a conter elementos de um [conflito] de caráter global”, afirmou.
Putin disse que a Rússia está preparada para todos os cenários e reforçou que, embora prefira soluções pacíficas, não hesitará em agir diante de agressões vindas de armas estrangeiras. Ele ainda destacou que o país considera legítimo atacar instalações militares de nações que permitam o uso de seus armamentos contra alvos russos.
O líder russo também anunciou que suas forças militares lançaram um novo míssil balístico hipersônico de médio alcance contra a Ucrânia. O ataque, direcionado à cidade de Dnipro, não utilizou ogiva nuclear e teve como alvo uma instalação do complexo militar-industrial ucraniano. Em pronunciamento televisionado, Putin revelou que a arma foi apelidada de “Orechnik” pelos engenheiros russos.