Crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista e suas famílias poderão contar com uma sessão de cinema exclusiva. É isso que propõe um projeto de lei apresentado nesta terça-feira (12) pelo vereador Eudes Assis na Câmara Municipal de Palmas.
O vereador deseja que todas as salas de cinema da capital tocantinense reservem uma vez por semana uma sessão especial para este público.
Neste dia, diz o projeto, a iluminação e o som das salas serão devidamente preparados para os portadores de TEA, muitos deles se incomodam com esses fatores e isso os impedem de ter acesso ao cinema.
“O acesso de crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista ao cinema não é uma tarefa fácil. A hiperatividade, a sensibilidade auditiva e visual, a dificuldade de concentração e a necessidade de permanecer sentado por longo tempo, torna uma sessão convencional de cinema, para essas pessoas, um desafio por vezes intransponível”, diz o vereador no projeto.
“Não há dúvida de que a matéria é relevante, não apenas pela sua envergadura constitucional, mas, também, por relacionar-se com a saúde, a proteção e a integração social das pessoas com deficiência”, completa.