O deputado estadual Professor Júnior Geo (PSC) solicitou ao governo estadual, estudos para o fornecimento gratuito do medidor contínuo de glicemia, para controle do diabetes tipo I, aos portadores da doença em todo o Estado do Tocantins. O requerimento foi apresentado durante sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto).
Irreversível
De acordo com o parlamentar, o medidor contínuo de glicemia faz monitoramento 24 horas dos níveis de açúcar no sangue, o que permite ao paciente controlar a doença e evitar danos irreversíveis que o descontrole causa ao portador do diabetes tipo I.
“O diabetes tipo I é uma doença crônica, sem cura, caracterizada pelo comprometimento da glicose decorrente da ausência total ou parcial de insulina pelo pâncreas que afeta em sua maioria crianças, adolescentes e idosos e o medidor contínuo vai dar autonomia e tranquilidade às pessoas, com qualidade de vida” – justifica o Professor.
Evitar complicações
Segundo Geo, o governo do Distrito Federal (DF) e do município de Goiânia (GO) já fornecem esse medidor contínuo aos pacientes crônicos. “O monitoramento contínuo do diabetes tipo I evita situações graves de saúde como, amputações de membros do corpo, cirurgias oftalmológicas, procedimento de diálise, entre outros, causados pelas complicações da doença” – argumenta o deputado.
Eficiente
Júnior Geo enfatiza que o referido medidor contínuo é o único aparelho no mercado capaz de proporcionar aos pais de crianças e adolescentes, o acompanhamento à distância dos níveis glicêmicos, evitando assim, hipoglicemias severas que oferecem risco de morte aos pacientes.