Ninguém pode negar que as apostas esportivas tornaram-se cada vez mais populares nos últimos anos, fazendo com que o setor fosse cada vez mais lucrativo para muitas empresas e operadoras em todo o mundo. A pandemia e a popularização de smartphones ajudaram a impulsionar as apostas online, mas foram apenas alguns dos fatores relevantes para isso. Tudo indica que ainda existe muito espaço para este setor crescer.
O que dizem os números
O mercado das apostas online vale US$ 67 bilhões atualmente, e é estimado que este valor atinja cerca de US$ 93 bilhões até 2023, se for mantido o ritmo de crescimento de aproximadamente 11,5% ao ano.
De acordo com um artigo da Visual Capitalist, o crescimento tem dois fatores principais: cada vez mais, as pessoas realizam atividades de forma online – uma tendência que se estende também às apostas – e cada vez mais países estão “afrouxando” a regulamentação relacionada às apostas, como já ocorre em alguns estados nos EUA.
Ainda de acordo com o artigo, as apostas online podem ser divididas em diferentes categorias. O cassino representa 32% do setor. Isso porque jogos tradicionais, como o blackjack, têm a mesma emoção online. Por outro lado, a popularidade do bingo é menor, representando apenas 4,5% do total de apostas. E a atividade mais popular, sem dúvida, são as apostas esportivas, que representam mais de 40% do mercado de apostas online.
Por onde começar
Atualmente existem milhares de plataformas de apostas esportivas no mercado. Mas isso não pode ser motivo de intimidação. Afinal, com a devida pesquisa, é possível descobrir o que os apostadores procuram e o que costuma agradá-los – ou não – nessas plataformas.
Então, o primeiro passo é verificar o que já existe no mercado e o que falta ou pode ser melhorado. Depois deve-se criar um plano de negócios capaz de convencer investidores a financiarem o projeto. Ou, se isso não for possível, pode-se recorrer a empréstimos junto a instituições financeiras, levando em consideração estimativas de custos e lucros a longo prazo.
Em seguida, deve-se buscar os fornecedores de softwares e demais soluções para a plataforma. Nesta etapa, o ideal é buscar empresas com know-how na área, como a Nuxgame e outras empresas que já estão há um tempo no mercado.
Depois que a plataforma estiver pronta, é a hora da divulgação. Em alguns casos, a própria empresa ajuda a gerenciar o marketing – por exemplo com sistemas de marketing de afiliados.
Bons motivos para abrir uma plataforma de apostas esportivas
Abrir uma plataformas de apostas esportivas pode parecer um verdadeiro desafio à primeira vista, mas não se pode negar que este tipo de negócio apresenta inúmeras vantagens. Por exemplo:
1 – Não requer experiência na área
Ao contrário do que muitos podem imaginar, é totalmente possível abrir esse tipo de plataforma sem possuir experiência na área ou certificados específicos. Claro que isso demanda estudo e dedicação, mas atualmente existem empresas como a Nuxgame, que fornecem soluções praticamente completas em termos de iGaming.
2 – Tem um enorme potencial de lucros
Como mencionado, trata-se de um setor em constante crescimento. Então, ao se escolher os fornecedores certos e gerenciar a plataforma corretamente, é possível ter lucros enormes. Quanto mais habilidades de negócios, esforço e tempo a pessoa se dedicar à plataforma e sua divulgação, maior será o seu potencial de lucro.
3 – É uma opção flexível
A princípio, é possível abrir a plataforma mesmo sem sair de casa. Isso porque não é necessário um espaço físico, já que tudo pode ser administrado remotamente. Isso garante uma maior flexibilidade até mesmo em termos de horários.
4 – É gratificante
Normalmente, quem decide abrir uma plataforma de apostas esportivas possui interesse genuíno nesse tipo de negócio. São pessoas que gostam de esportes e gostam do mundo dos jogos, e poder trabalhar e lucrar com isso é altamente gratificante.
5 – Não há custos extras
Por ser uma plataforma online, não há custos relacionados a espaço físico em geral. Como a Nuxgame oferece pacotes que incluem praticamente todos os serviços necessários, isso facilita desde a criação da plataforma até o seu gerenciamento e marketing, evitando assim surpresas com custos extras.