Lendo Mateus 13, 45-46. Percebemos uma pequena parábola com uma riqueza extraordinária no campo espiritual e até mesmo no campo literal.
Observe que temos alguns elementos que se destacam nessa parábola:
1) A expressão “Reino dos céus. Essa expressão demonstra as dimensões operacionais de Deus, ou seja, existem três céus, o primeiro céu é a terra (Dimensão de atuação dos homens).
O segundo céu são as regiões celestiais (Dimensão de atuação dos seres espirituais).
O terceiro céu é a (Dimensão da habitação de Deus). Deus é senhor absoluto em todos os céus, tudo está debaixo do seu senhorio e do seu poder.
2) Mercador. Esse mercador representa a pessoa de Cristo que procura pérolas para comprar. Esse trabalho é uma demonstração daquilo que Jesus fez por nós (Igreja).
3) Pérola. A Pérola que o mercador adquiriu por um altíssimo preço é a igreja. Muita gente só ver a beleza das pérolas, mas esquecem de analisar como são formadas e quanto valem cada Pérola! Veja bem, as pérolas naturais começam a se formarem quando um grão de areia ou um parasita penetram em uma ostra perlífera, causando inflamações intensas na carne sensível da ostra. Ela não consegue retirar esses elementos estranhos de seu corpo, então, a ostra para diminuir e suportar as dores causadas pelas inflamações, ela cobrir esses elementos com uma camada de nácar, um tipo de substância dura e lisa, que a ostra deposita sobre os elementos estranhos. Pois bem, você percebeu o quanto é complicado o processo de formação de uma pérola? Acredito que sim!
As ostras passam por um sofrimento terrível, elas precisam desenvolver técnicas para poder suportar as dores causadas pelas inflamações.
Você já parou para pensar o quanto é difícil a formação de um verdadeiro discípulo ou crente? Os pais literais sabem o quanto é difícil criar os filhos servindo a Deus, são muitas noites sem dormir, muito esforço para educar, alimentar, vestir- los…
Os pais espirituais também vivem o mesmo sofrimento para gerar e criar excelentes filhos espirituais em Cristo. Por isso, que as pérolas são valiosas!
Veja algumas características:
A) A Pérola realsa a beleza feminina.
B) A Pérola dá visibilidade à mulher.
C) A Pérola promove encantos aos olhos.
D) A Pérola levanta a autoestima de qualquer pessoa.
E) A Pérola é de extremo valor em qualquer lugar…
Queridos, nós somos Pérolas para Cristo, ele deu a própria vida para ser nosso proprietário. Enfim, nessa parábola o reino dos céus fala do senhorio de Deus, o mercador é Jesus e a Pérola é a igreja que foi comprada pelo sangue de Cristo.
Leia também do autor:
Lança o teu pão sobre as águas – Pr. Derisvaldo Bezerra
Mulheres no propósito de Deus Sl 68, 11-12 – Por Pr. Derisvaldo Bezerra