O deputado bolsonarista Otoni de Paula está mobilizando os apoiadores do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro para orarem em busca de um milagre que possa reverter a inelegibilidade imposta ao líder político. O ex-presidente terá seu julgamento marcado para o dia 22/06 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A possibilidade de tornar Bolsonaro inelegível é vista como uma vitória pela esquerda, que almeja sua exclusão das disputas eleitorais nos próximos anos.
O próprio ex-presidente já reconhece que as condições não são favoráveis nesse julgamento. No entanto, o partido de Bolsonaro, o PL, já está preparando um plano B caso a inelegibilidade seja confirmada. Considerando a influência e o apoio que Bolsonaro ainda possui, mesmo fora das urnas, ele se torna um cabo eleitoral ainda mais relevante.
O pedido de orações feito por Otoni de Paula reflete a preocupação e o apoio dos apoiadores de Bolsonaro diante do julgamento. Para muitos deles, o ex-presidente representa uma esperança de continuidade das políticas conservadoras e pautas decididas ao seu pensamento. A inelegibilidade de Bolsonaro seria um golpe duro para esses seguidores, que nele veem uma liderança capaz de promover as mudanças desejadas.
Por outro lado, a esquerda enxerga a inelegibilidade de Bolsonaro como uma oportunidade de afastar o ex-presidente do cenário político e evitar que ele participe das próximas eleições. A ala do atual governo Lula veem Bolsonaro como um risco para a democracia e consideram sua retirada das disputas eleitorais como um passo importante para a renovação do sistema político.
No entanto, o PL, partido de Bolsonaro, já está preparando um plano alternativo caso o ex-presidente seja considerado inelegível. Nesse contexto, Bolsonaro se tornaria um cabo eleitoral de peso para outros candidatos do partido, ampliando sua influência e garantindo que suas ideias e valores ainda estivessem presentes no debate político.
Independente do resultado do julgamento, a figura de Jair Bolsonaro continua sendo um divisor de opiniões e uma figura central na política brasileira. Seu nome desperta paixões e controvérsias, o que garante que seu legado e influência ainda estarão presentes nos debates e disputas eleitorais por um bom tempo. Resta aguardar o resultado do julgamento para ter uma visão mais clara do futuro político de Bolsonaro e do impacto que ele terá nas próximas eleições.
Com informações A Hora de Brasília