Pela primeira vez na história do censo do Reino Unido, menos da metade da população da Inglaterra e do País de Gales se descreve como “cristã”.
Os novos dados, divulgados na terça-feira pelo Escritório de Estatísticas Nacionais, mostram que 46,2% da população na Inglaterra e no País de Gales se autodenominam “cristãos”, uma grande queda em relação aos 59,3% que responderam dessa forma em 2011.
“Apesar dessa queda, ‘cristão’ continuou sendo a resposta mais comum à questão da religião”, disse o Escritório de Estatísticas Nacionais.
Existem 27,5 milhões de cristãos na Inglaterra e no País de Gales, uma queda em relação a 2011, quando havia 33,3 milhões de cristãos, segundo o relatório.
“Sem religião” foi a segunda resposta mais comum, com 37,2% respondendo dessa forma em comparação com os 25,2% em 2011 que disseram não ter religião.
A população muçulmana na Inglaterra e no País de Gales aumentou de 4,9% em 2011 para 6,5% hoje.
Londres, segundo o relatório, é mais diversa do que o resto do Reino Unido.
“Londres continua sendo a região com maior diversidade religiosa da Inglaterra em 2021, com mais de um quarto (25,3 por cento) de todos os residentes habituais relatando uma religião diferente de ‘cristã’; o Nordeste e o Sudoeste são as regiões com menor diversidade religiosa, com 4,2 por cento e 3,2 por cento, respectivamente, selecionando uma religião diferente de “cristã’”, disse o relatório.
A questão sobre religião foi adicionada ao censo em 2001, disse o Escritório de Estatísticas Nacionais.
“Nos dados do censo, a religião refere-se à afiliação religiosa de uma pessoa”, disse o escritório. “Esta é a religião com a qual eles se conectam ou se identificam, ao invés de suas crenças ou práticas religiosas ativas. Como a pergunta é voluntária, seja cauteloso ao comparar números entre diferentes áreas ou entre censos por causa das taxas de resposta variáveis.”