Em abril desde ano, a Igreja Batista da Lagoinha se tornou a primeira denominação brasileira a “abrir” um templo no metaverso, uma plataforma de realidade virtual.
A Lagoverso estreou com centenas de participantes e no primeiro culto muitas pessoas se entregaram para Jesus.
O jornal Folha de São Paulo entrevistou alguns membros da igreja no metaverso. Bruno Lopes, gestor de tráfego de 34 anos de Balneário Camboriú (SC), disse que a plataforma não afasta os fiéis da igreja presencial.
“Pelo contrário. A entrada no metaverso vai fazer com que a gente impacte mais pessoas. Agora temos mais uma opção para ouvir a palavra de Deus”, disse ele.
Gabriel Borges, 23 anos, da também de Balneário Camboriú, também entende aprova este serviço religioso no metaverso. “Foi uma experiência maravilhosa, incrível. Desde quando começou eu tenho vindo aqui”, disse o auxiliar administrativos.
Borges tentou fazer outras atividades no metaverso, como jogos, mas não se sentiu à vontade. “O pessoal fazia muita bagunça. Em alguns jogos, havia coisas que não me agradavam, que não agradavam a Deus”, revelou ele que prefere um espaço com pessoas cristãs. “Me sinto bem, me sinto acolhido”, completou.
Pastor André Valadão fala que objetivo é evangelizar
“Somos uma geração online e sabemos que cada vez mais pessoas estão entrando e usando o metaverso. A nossa ideia sempre foi e sempre vai ser uma só: evangelismo”, diz o pastor André Valadão ao site Gospelmente.
Segundo ele, a Igreja deve estar presente na plataforma de realidade virtual para evangelizar, orar pelas pessoas e levá-las ao Evangelho.
“A igreja deve estar no metaverso porque, acredito eu, é um lugar não só de interatividade online, mas uma realidade virtual de pessoas com pessoas e nós também podemos evangelizar, orar por elas e levá-las ao Evangelho”.
“Eu oro para que cada igreja entenda que isso é uma realidade. Não é uma questão de discutir se deve ou não [ter perfil na plataforma]. O Evangelho é muito simples: ele tem que ser pregado para toda criatura em toda Terra”, declara Valadão.