Por muito tempo, montar um negócio próprio esteve muito distante da realidade da maioria dos brasileiros.
Sempre que se pensava em empreender, além das complicações burocráticas, o alto custo que campanhas de marketing através de propagandas de rádio, TV e outdoors tinham, assustava quem estivesse planejando montar uma empresa.
Hoje, o marketing tradicional divide espaço com o marketing digital, que permite mais flexibilidade e competitividade entre empresas de todos os tamanhos, abrindo possibilidades para que mesmo empreendedores com um orçamento mais curto tenham chance de criar uma marca forte e reconhecida.
Continue a leitura para saber um pouco mais sobre como o marketing digital possibilita o crescimento para o pequeno empreendedor e porque você também deve entrar nessa.
Do tradicional para o digital: A mudança
O cenário da publicidade em gerações passadas sempre pareceu muito engessado: enormes emissoras de TV, de muito sucesso, dominavam o mercado; espaço para outdoors são escassos e atingem um público regionalizado.
Por essas (e outras) razões, o marketing tradicional pesava no bolso do empreendedor, sendo extremamente necessário possuir um orçamento vasto para se investir.
O marketing digital veio quebrando paradigmas. Com as redes sociais, sites e blogs famosos e vários outros canais de mídia, as opções para alcançar algum público são infinitas: anúncios, redes de contatos, perfis profissionais ativos e relevantes em redes sociais e muito mais!
Repare que, devido à descentralização dos grandes canais e a abertura de várias mídias para publicidade, a estratégia é filtrar bem o público alvo. Para conquistar um público comprador e fiel, é necessário realizar uma segmentação de clientes e se especificar em um nicho. Suas campanhas não devem ser focadas em atingir o máximo de pessoas, mas sim em atingir aquelas que provavelmente terão interesse no que você tem a oferecer.
Vantagens do marketing digital
Você não precisa mais de fortunas para atingir um público comprador. Através das suas redes sociais você já pode fazer o seu nome e estabelecer sua identidade, atingindo primeiramente os mais próximos a você e, conforme for expandindo, os mais distantes também.
Anúncios direcionados em redes sociais são estratégias viáveis, que intensificarão em muito o tráfego do seu site também. Antigamente, quem investisse mais seria exibido pelas grandes emissoras e esta era a principal maneira de ser notado.
Hoje, você pode produzir conteúdo relevante para o nicho da sua loja e compartilhar em suas redes para obter tráfego orgânico. Esta estratégia é crucial para montar um negócio sustentável que continua atraindo novos clientes todos os dias.
Como colocar o marketing digital em prática na sua empresa
Traga o seu negócio para a internet: reflita sobre seu nicho, administre páginas e perfis em redes sociais com o nome da sua empresa e produza conteúdo relevante para o seu público.
Para mostrar profissionalismo, conquistar a confiança do cliente e colocar seus produtos à venda, o primeiro passo é criar um site para sua empresa. É para lá que os seguidores da sua marca nas redes sociais vão ser redirecionados para concluir a compra ou saberem mais sobre seus produtos ou serviços.
Sendo uma empresa de pequeno porte, talvez você ainda não tenha orçamento para investir grandes quantias em marketing. Sabemos bem como é.
Mas como criar um site sem ter dinheiro para contratar um site? Você pode usar um criador de sites, que é uma ferramenta que permite que você crie e personalize seu site sem pagar um centavo sequer, em questão de minutos. Você nem vai precisar de saber design ou programação, é só arrastar os textos, imagens e outros elementos para o lugar da página onde você quer que eles fiquem.
Com seu site pronto, você vai poder passar para o próximo passo: criar um blog, onde você vai produzir conteúdo relevante para seus usuários, usando palavras-chave que os clientes usam para procurar empresas como a sua na internet. Isso se chama SEO e vai ajudar os clientes a encontrarem sua
empresa quando pesquisarem no Google, YouTube e redes sociais que você escolher usar.
As redes sociais também são necessárias para divulgar sua empresa na internet. Afinal de contas, é lá que os usuários passam a maior do tempo em que estão na internet. Sua marca precisa marcar presença lá também.
Por último, não se esqueça de fazer um atendimento ao cliente impecável nos canais digitais: WhatsApp, Messenger, E-mail e sites de avaliação, como o reclame aqui. Responda às dúvidas e reclamações do consumidor de forma positiva e resolutiva.
Coloque a mão na massa e faça sua empresa crescer na internet!