De acordo com a tricotomia humana, entedemos que o ser humano é constituído por três partes: corpo, alma e espírito. Assim, podemos dizer que a alma é a vida do corpo e quando a alma se retira o corpo morre. Já o espírito é o ponto de contato com Deus, através dele temos consciência de Deus e nos relacionamos com Ele.
A alma é a parte imaterial do ser humano que é responsável pelas emoções, vontades, pensamentos, memórias e consciência. A alma é composta de duas partes: a mente (ou psique) e o coração (ou emoções).
Quanto à relação do ciúme com a tricotomia humana, pode-se entender que o ciúme é uma emoção, logo, pertenceria à parte da alma. O ciúme pode ser descrito como um sentimento de insegurança e possessão em relação a uma pessoa, objeto ou situação. A mente é responsável pelo pensamento racional e pela análise de informações, enquanto o coração é responsável pelas emoções e afetos. Assim, é possível que o ciúme seja uma manifestação das emoções da alma, como o medo, a raiva e a tristeza.
Em resumo, a tricotomia humana afirma que o ser humano é constituído por três partes: corpo, alma e espírito. A alma é a parte imaterial do ser humano responsável pelas emoções, vontades, pensamentos, memórias e consciência. O ciúme é uma emoção que faz parte da parte da alma e pode ser descrito como um sentimento de insegurança e possessão em relação a uma pessoa, objeto ou situação.