Hoje, 03 de outubro, a cidade de Belo Horizonte sediará o Congresso Mineiro sobre Liberdades Civis Fundamentais, um evento organizado pela ANAJURE (Associação Nacional de Juristas Evangélicos) com o objetivo de discutir as necessidades específicas de cada região brasileira em relação às liberdades civis fundamentais, com foco especial na liberdade religiosa.
O evento, que ocorrerá presencialmente na Faculdade Milton Campos das 8h30 às 18h, abordará temas cruciais como o direito à vida, liberdade de expressão e imprensa, liberdade religiosa e o papel do direito na escola como consolidação da democracia. Palestrantes renomados participarão das discussões, compartilhando suas experiências e conhecimentos sobre os temas em questão.
Entre os palestrantes confirmados estão Dr. James Pinheiro, mestre em Direito e coordenador do evento; Dra. Edna V. Zilli, presidente da ANAJURE e também coordenadora do evento; Dr. João Batista Pacheco, presidente da Faculdade Milton Campos; Senador Carlos Viana, eleito por Minas Gerais, jornalista e professor universitário; e Dra. Luziene Medeiros do Nascimento Barbosa Lima, juíza titular da 2ª Vara da Fazenda Estadual de Belo Horizonte e atual presidente da Turma Recursal de Belo Horizonte, Contagem e Betim.
Além disso, o evento contará com a participação de especialistas em diversas áreas, incluindo o campo jurídico, jornalismo, medicina e comunicação. O congresso visa promover um debate construtivo e esclarecedor sobre questões fundamentais que afetam a sociedade brasileira, proporcionando uma plataforma para a troca de ideias e experiências entre especialistas e participantes.
A Anajure
A Associação Nacional de Juristas Evangélicos (ANAJURE) é uma entidade brasileira com atuação nacional e internacional, composta por operadores do direito integrantes do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública, da OAB, das Procuradorias Federais e Estaduais, assim como Professores e estudantes de direito de todo o país.
Fundada em novembro de 2012, em cerimônia oficial no Congresso Nacional, em Brasília, como fruto de movimentos e parcerias entre lideranças religiosas e operadores do direito no Brasil, a ANAJURE tem como lema a “Defesa das Liberdades Civis Fundamentais”, em especial, a Liberdade Religiosa, de Expressão e a Dignidade da Pessoa Humana.