O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/TO) realizaram na sexta-feira, 4, a formatura de 12 custodiados da 2ª turma do curso de Qualificação e Aperfeiçoamento em Corte e Costura da Unidade de Tratamento Penal de Cariri (UTPC).
Com 130 horas de duração, o curso teve como principal objetivo capacitar os custodiados na confecção de uniformes, que são distribuídos entre as unidades penais do estado. Além de promover a profissionalização dos participantes, a capacitação também contribui para a redução de dias em reclusão, incentivando a reintegração social e oferecendo novas oportunidades de ressocialização.
“É fundamental que os custodiados tenham esse aperfeiçoamento para, quando ganharem o alvará e saírem da unidade, estejam preparados e com uma qualificação. Além disso, durante o curso, eles estão trabalhando e remindo pena, o que os ajuda a contribuir de forma positiva com a sociedade”, ressaltou o responsável pedagógico da UTPC, Danilo Roberto.