Segundo novas pesquisas, a Geleira Thwaites, localizada na Antártica Ocidental e conhecida como a “Geleira do Apocalipse”, está derretendo de maneiras inesperadas e muito rapidamente, o que pode levar a um aumento catastrófico do nível do mar caso ocorra seu colapso.
A plataforma de gelo que mantém a geleira no lugar é altamente vulnerável à medida que o oceano esquenta, o que está ocorrendo devido à mudança climática acelerada. Embora o ritmo de derretimento sob grande parte da plataforma de gelo seja mais lento do que o previsto, foram encontradas rachaduras profundas e formações de “escadas” no gelo que estão derretendo muito mais rapidamente.
+ ONU prevê ‘catástrofe bíblica’ após alerta do aumento do nível do mar
O colapso completo da Thwaites poderia levar a um aumento do nível do mar em mais de 70 centímetros, o que seria devastador para as comunidades costeiras em todo o mundo.
Além disso, a geleira atua como uma represa natural para o gelo circundante na Antártica Ocidental, e os cientistas estimam que o nível global do mar poderia subir cerca de 3 metros se ocorresse o colapso da Thwaites. Embora possa levar centenas ou milhares de anos, a plataforma de gelo pode se desintegrar muito antes, o que pode levar a um recuo instável e potencialmente irreversível da geleira.
As informações foram divulgadas em dois estudos publicados na revista Nature em 15 de fevereiro.
Com CNN