Mike Winger, um pastor que lidera o ministério BibleThinker, abordou a questão “O faraó tinha livre arbítrio quando ‘Deus endureceu seu coração’?” em seu canal no YouTube. A questão levanta o pensamento perturbador de que Deus pode estar causando o problema exato pelo qual ele considera as pessoas responsáveis.
Um seguidor de Winger perguntou sobre Êxodo 9:12, que diz: “Mas o SENHOR endureceu o coração de Faraó, e ele não deu ouvidos a Moisés e a Arão, assim como o SENHOR havia dito a Moisés”.
Winger destacou a importância de entender o contexto dessa passagem, que descreve a situação do povo escolhido de Deus, a nação de Israel, como escravos no Egito.
Quando os israelitas clamam a Deus para salvá-los de sua opressão, ele envia Moisés para confrontar o Faraó e dizer-lhe que Deus lhe ordenou que deixe os israelitas irem. Quando o faraó se recusa repetidamente a fazê-lo, Deus envia uma série de 10 pragas ao Egito até que o faraó finalmente concorda. Winger enfatizou que em Êxodo, há vários casos de endurecimento do coração do faraó, incluindo casos em que o coração do faraó endureceu por conta própria.
O que Deus fez ao Faraó também é semelhante, disse Winger, ao que Jesus fez quando realizou milagres diante dos fariseus e eles o rejeitaram. As ações de Jesus na verdade amolecem os corações das pessoas que estão abertas a Deus, mas endurecem os corações das pessoas que não estão.
Portanto, é essencial entender a natureza causal do que aconteceu com o coração do faraó.