O portal e-Cidadania, do Senado Federal, mantém disponível uma consulta pública para saber se os brasileiros apoiam ou não o voto impresso auditável.
A pergunta se refere à sugestão legislativa número 9/2018, não tem nenhuma ligação com o projeto de lei que está para ser votado na Câmara dos Deputados.
Mais de 2 milhões de pessoas votaram na consulta pública e o projeto já deveria ter passado para a Comissão de Direitos Humanos do Senado, para iniciar as discussões sobre o assunto.
É interessante dizer, porém, que o senador escolhido para ser relator do projeto é Humberto Costa (PT-PE), um dos maiores opositores do presidente Jair Bolsonaro no Senado.
O último estado da ideia legislativa 99.411/2018 é de 30 de julho de 2021, quando a matéria foi passada para a relatoria de Costa.
Quem enviou essa ideia para o Senado foi a cidadã brasileira Rosa Lopes, que justificou seu pedido dizendo: “Para evidenciar o compromisso da preservação dos dois pilares do processo eleitoral: a Segurança e a Transparência, se faz necessário que o voto seja impresso para possíveis auditorias ou mesmo recontagem de votos. A impressão do voto é um direito do eleitor em relação a democracia”.
Para votar na enquete acesse aqui.