Organizações cristãs e redes de igrejas estão respondendo ao desastre causado por dois terremotos em 6 de fevereiro no sudeste da Turquia , que também afetaram enormemente o norte da Síria.
As autoridades confirmaram a morte de 5.000 pessoas e mais de 20.000 feridos , principalmente como resultado do colapso de centenas de edifícios em cerca de dez cidades.
“A partir da manhã, equipes de todo o mundo e da Turquia estão trabalhando duro na região”, escreveu a Associação de Igrejas Protestantes na Turquia (TeK, também conhecida como Aliança Evangélica Turca) em uma breve atualização em 7 de fevereiro. “Lembre-se deles nas suas orações. Nossa equipe começará a trabalhar em Antep”.
A entidade que reúne entidades evangélicas protestantes no país atua por meio da Associação Primeira Esperança (em turco, İlk Umut Derneği ) , que horas após o primeiro terremoto de magnitude 7,8 enviou uma equipe de primeiros socorros. “ A FHA fez um planejamento rápido no início da manhã e partiu diretamente como uma equipe. Inicialmente, 15 profissionais de ajuda humanitária de Izmir, Ancara e Van são destacados para os esforços de ajuda. Os três caminhões móveis de higiene da FHA partiram para a área de socorro. A viatura de busca e salvamento da organização também se dirige para a zona”.
Viajar para o sul da Turquia não é fácil, sob condições climáticas difíceis (chuva e neve) e porque algumas estradas foram fechadas , disse um pastor evangélico no oeste da Turquia ao Evangelical Focus .
Apesar da dificuldade, várias organizações e indivíduos cristãos chegaram a cidades como Iskenderun e Antakya (Antioquia), uma cidade com história de fé que remonta aos tempos do Novo Testamento. Membros do ministério de rádio Shema Media Group viajaram para essas cidades “para trazer alguns suprimentos para as pessoas de lá”. Segundo eles, “há tanto dano e muito pouca ajuda que chegou a Iskenderun”.
Entre os mortos na região estão um pastor evangélico e sua esposa , que deixam um filho de 10 anos.
Outra jovem que fazia parte de uma igreja também foi morta, confirmou um líder evangélico ao Evangelical Focus .
Mas muitos também foram resgatados, “ Louvado seja Deus, mais de 7.000 foram removidos com segurança dos escombros , mas muitas pessoas ainda esperam para serem resgatadas sem equipes de resgate à vista! Ore para que Deus tenha misericórdia!”. Um membro da Shema Radio gravou esta reportagem em vídeo em 7 de fevereiro.
Protestantes turcos ajudando e lutando
“Estamos todos passando por um profundo choque após o desastroso terremoto”, disse o conselho da Associação de Igrejas Protestantes ( TeK ).
“ Muitas igrejas e crentes na zona do terremoto estão trabalhando duro para ajudar as vítimas enquanto, ao mesmo tempo, lutam com suas próprias dificuldades e dores . Não deixemos de apoiá-los com nossas orações”, acrescentou.
A associação estava coordenando as pessoas nas províncias próximas “para abrir suas casas temporariamente” para pastores e trabalhadores humanitários que trabalham nas áreas afetadas. “Que o Senhor tenha misericórdia de todos nós. Que o Espírito Santo nos proteja e nos conduza ”, concluíram.
A Aliança Evangélica Europeia (EEA) também expressou sua “simpatia e compaixão às famílias das vítimas”. Connie Duart e Jan Wessels, secretários gerais da EEA, escreveram: “Oramos pelas operações de socorro que ainda estão ocorrendo e por todos os envolvidos. Pedimos a Deus que os conforte e sustente durante esta crise . Exortamos o restante das Alianças Evangélicas Nacionais a se unirem em oração nos próximos dias e semanas”.
Com Evangelical Focus