O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) prevê uma nova solicitação de concurso público para o Ministério da Economia (ME). A previsão é que sejam solicitadas 1.818 vagas, sendo 663 vagas para Analista Ambiental; 205 vagas para Analista Administrativo; e 950 para Técnico Administrativo. Conforme informações do Instituto, o pedido será encaminhado em breve.
No início deste ano, o presidente do IBAMA, Eduardo Fortunato Bim, participou de uma audiência pública no Supremo Tribunal Federal (STF) e destacou a perda histórica do quadro de pessoal. Atualmente, o quadro conta com o quantitativo de 2.928 cargos vagos. De forma detalhada são 1.007 de Analista Ambiental, 345 de Analista Administrativo, 1.050 de Técnico Administrativo e 526 vagas do cargo de Técnico Ambiental. O quantitativo cresceu nos últimos meses.
O IBAMA informou que, caso o ME seja favorável ao pedido, a expectativa é que o edital do concurso IBAMA seja publicado em 2022.
A última seleção pública do Instituto foi realizada em 2013, uma característica importante é que todas as três última seleções foram organizadas pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos – Cebraspe.
A remuneração inicial varia de R$ 2.222.94 a R$ 4.720,84. O cargo de técnico administrativo exige nível médio; já os demais cargos de analista exigem nível superior. Os aprovados em concursos públicos podem ser lotados em diversas regiões.
Os últimos editais ofereceram vagas para o Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.
Com informações Gran Cursos