O cancelamento do pastor Douglas Wilson, da Christ Church (EUA), como palestrante na 26.ª edição do evento evangélico Consciência Cristã, organizado pela Visão Nacional para a Consciência Cristã (Vinacc), gerou intensa polêmica no Brasil. Internautas ligados à esquerda, influenciados por informações distorcidas, foram responsáveis pelo cancelamento, acusando o pastor de supostamente apoiar a escravidão.
A matéria inicial, replicada até mesmo por sites ditos evangélicos no Brasil, foi publicada pelo Intercept, o mesmo site que em 2022 tentou ‘cancelar’ revista de EBD da Assembleia de Deus.
O mal-entendido começou com críticos progressistas atacando a organização do evento, alegando que o pastor Douglas Wilson defendia a escravidão. No entanto, uma análise cuidadosa revela que essa alegação é baseada em fake news. O pastor Douglas Wilson nunca endossou a escravidão, e sua posição nos Estados Unidos é de que a abolição deveria ter ocorrido gradualmente, sem recorrer a uma guerra sangrenta. O assunto foi bem explicado por Thiago Rafael e Jean Marques em artigo no site Gazeta do Povo.
Em seu blog, o pastor Wilson esclarece: “A escravidão, quando baseada na raça e alimentada pelo racismo, é uma afronta contra o Evangelho e um insulto contra Deus.” Ele enfatiza a necessidade de erradicar todo tipo de pecado étnico e destaca que a escravidão é uma questão perene devido à queda humana.
Após o cancelamento, o pastor Wilson se manifestou em seu blog, traduzido pela Monergismo, reafirmando que não é um defensor da escravidão, mas sim um crítico da carnificina resultante da guerra nos Estados Unidos.
Nos Estados Unidos, inclusive, pessoas que foram críticas contundentes do posicionamento – realmente controverso – do pastor Wilson retrataram-se de sua aspereza inicial, como se pode enxergar no texto do pastor Thabiti Anyabwile, no portal Gospel Coalition (o texto está em inglês).
“Nenhum dos veículos de comunicação da mídia nacional que abordaram a presença do pastor Douglas Wilson no evento da Consciência Cristã buscou a Vinacc para obter sua versão e resposta aos fatos noticiados.” Trecho da Nota de Esclarecimento da Vinacc.
A Vinacc, organizadora do evento, emitiu uma Nota de Esclarecimento explicando que o cancelamento ocorreu devido a interpretações equivocadas das falas do pastor sobre a escravidão no contexto americano. A entidade enfrenta ameaças à integridade física do preletor e julgou prudente cancelar sua participação visando garantir a segurança de todos os envolvidos.
A Coalizão pelo Evangelho no Brasil também expressou apoio à Vinacc, repudiando o escrutínio maldoso e difamações enfrentadas nos últimos dias. Pastores signatários da Coalizão destacaram a importância do trabalho da Vinacc na promoção do evangelho e repudiaram as ameaças e violações aos direitos humanos.
O caso destaca a necessidade de discernimento diante de informações distorcidas, ressaltando a importância de buscar a verdade antes de aderir a narrativas que podem ter repercussões prejudiciais e injustas.
A Vinacc reitera seu compromisso com a liberdade religiosa e laicidade colaborativa, tomando medidas de segurança para o evento e providências judiciais contra ilícitos que possam ocorrer.
O episódio destaca a urgência de um jornalismo responsável, enfatizando o princípio do contraditório e da ampla defesa em uma democracia.
Confira a nota da Coalizão pelo Evangelho
Nota de Apoio à Visão Nacional da Consciência Cristã em Campina Grande, PB
Vivei, acima de tudo, por modo digno do evangelho de Cristo, para que (…) estejais firmes em um só espírito, como uma só alma, lutando juntos pela fé evangélica; e que em nada estais intimidados pelos adversários. Pois o que é para eles prova evidente de perdição é, para vós outros, de salvação, e isto da parte de Deus. Porque vos foi concedida a graça de padecerdes por Cristo e não somente de crerdes nele.Filipenses 1.27-29
A Coalizão pelo Evangelho no Brasil, representada pelos pastores cujas assinaturas seguem abaixo, juntamente com a Fraternidade de pastores igualmente signatários, expressa, por meio desta nota, seu inabalável apoio ao precioso ministério da Visão Nacional da Consciência Cristã (Vinacc), assim como à sua equipe, voluntários, liderança e presidente, Pr. Euder Faber.
A Vinacc é uma organização notável, cujos valores refletem a beleza da virtude cristã, e cuja missão avança com o santo e poderoso evangelho de Jesus Cristo. Este evangelho é capaz de transformar corações, trazer saúde às igrejas e promover o bem na sociedade. Ao longo de mais de duas décadas dedicadas à edificação bíblica do povo de Deus, proveniente de diversas denominações, a Vinacc tem sido um exemplo de fidelidade no ensino, coragem na proclamação das verdades bíblicas e graça na oferta livre do evangelho a todos os que desejam aprender a Palavra de Deus.
Desde o seu início, na encantadora e estratégica cidade de Campina Grande, a Vinacc tem generosamente oferecido seu trabalho de forma gratuita à população local, regional e de todo o Nordeste, alcançando recentemente uma projeção nacional. Ao receber mais de 100 mil pessoas em cada evento, a Vinacc tornou-se um evento vibrante, possivelmente um dos maiores do Brasil inteiro. Milhares de pessoas frequentam este evento em busca de amparo espiritual e respostas bíblicas para seus dilemas, além de terem a oportunidade de manifestar a sua alegria cristã e fazer novas amizades.
Além disso, durante os dias do evento, acontece a Felicc, uma das maiores feiras de livros cristãos do Brasil, com milhares de títulos e dezenas de milhares de exemplares de livros de editoras de todo o Brasil. Isso oferece aos participantes uma ampla gama de conteúdo rico e abençoador para suas vidas.
Manifestamos nosso veemente repúdio ao escrutínio maldoso, difamações e até ameaças que a Vinacc tem enfrentado nos últimos dias. Reafirmamos nosso compromisso de apoio, colaboração e orações, para que Deus continue a abençoar a Vinacc e conceda a todos que servem neste evento fidelidade, graça e sabedoria, a fim de que possam servir de maneira exemplar e edificante ao povo de Deus que frequenta seus eventos e honrar o nome de Cristo em todas suas ações.
Pedimos aos queridos leitores que lembrem de interceder ao Senhor em favor da Vinacc e de toda sua equipe.
Redação: Tiago J. Santos Filho
Data: 22 de janeiro de 2024
Signatários:
Conselho da Coalizão pelo Evangelho
Augustus Nicodemus Lopes é pastor auxiliar na Primeira Igreja Presbiteriana do Recife, PE.
Cleyton Gadelha é pastor emérito da Igreja Batista de Parquelândia e diretor executivo da Escola Teológica Charles Spurgeon, Fortaleza, CE.
Davi CharlesGomes é pastor da Igreja Presbiteriana Paulistana, São Paulo, SP.
Emílio Garofalo é pastor da Igreja Presbiteriana Semear, Brasília, DF.
Franklin Ferreira é pastor da Igreja da Trindade, cofundador e diretor geral do Seminário Martin Bucer em São José dos Campos, SP.
Heber Carlos de Campos Júnior, pastor da Igreja Presbiteriana do Parque das Nações em Santo André, SP, professor no Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper e do Seminário Teológico Presbiteriano Rev. José Manoel da Conceição em São Paulo, SP.
Hélder Cardin é pastor na Primeira Igreja Batista de Araras, SP, Chanceler das Escolas Teológicas Palavra da Vida Brasil e professor pesquisador no Seminário Bíblico Palavra da Vida e no Seminário Martin Bucer;vice-presidente do Conselho da Coalizão pelo Evangelho.
Jonas Madureira é pastor da Igreja Batista da Palavra em São Paulo, SP, professor de filosofia do Direito na Universidade Presbiteriana Mackenzie e professor de Teologia no Seminário Martin Bucer.
Leonardo Sahium é pastor da Presbiteriana de Brasília, DF e presidente da Junta de Educação Teológica da Igreja Presbiteriana do Brasil.
Luiz Sayão é pastor da Igreja Batista Nações Unidas em São Paulo, SP.
Mauro Meister é pastor da Igreja Presbiteriana – Barra Funda, São Paulo, SP e professor no Centro Presbiteriano de Pós Graduação Andrew Jumper.
Renato Vargens é pastor da Igreja Cristã da Aliança em Niterói/RJ, escritor e conferencista.
Sillas Campos é pastor da Igreja Batista Central de Campinas, SP e presidente do conselho deliberativo do Ministério Fiel.
Solano Portela é presbítero da Igreja Presbiteriana do Brasil e professor aposentado no Centro Presbiteriano de Pós Graduação Andrew Jumper. Atualmente ensina cursos on-line nas áreas de educação e ética, sob demanda.
Tiago J. Santos Filho é um dos pastores da Igreja Batista da Graça em São José dos Campos, SP, cofundador e diretor no Seminário Martin Bucer, diretor executivodo Ministério Fiel epresidente do Conselho da Coalizão pelo Evangelho.
Valter Reggiani é pastor da Igreja Batista Reformada de São Paulo, SP.
Wilson Porte Jr. é pastor da Igreja Batista Liberdade em Araraquara, SP e professor e presidente do conselho administrativo do Seminário Martin Bucer.
Pastores associados da Coalizão pelo Evangelho:
Alan Rennê Alexandrino Lima, pastor da Igreja Presbiteriana do Cruzeiro do Anil, São Luís, MA.
Allen Porto, pastor da Primeira Igreja Presbiteriana de Barretos, SP
Fabio Santos, pastor da Igreja Batista Betel de Mesquita, RJ.
Fernando Angelim, pastor da Igreja Batista Reformada de Belém, Belém, PA.
Maurício Fonseca dos Santos Jr., presbítero na Igreja Presbiteriana Paulistana, São Paulo, SP. Diretor Comercial da Editora Pilgrin (e criador do selo editorial Trinitas).
Mauricio Silva de Andrade, pastor da Primeira Igreja Batista Bíblica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ.
Paulo Cesar Valle, pastor da Igreja Batista do Redentor, Volta Redonda, RJ e professor no Seminário Martin Bucer.
Rodrigo Majewski, presbítero, Assembleia de Deus em Porto Alegre, RS, professor no Seminário Martin Bucer e na Faculdade Cristã de Curitiba, PR.
Valdeci Santos, pastor da IPB Campo Belo, São Paulo, SP; Diretor do Centro de Pós Graduação Andrew Jumper.
Vinicius Musselman Pimentel, um dos pastores da Igreja Batista da Graça, São José dos Campos, SP, e editor-chefe no Ministério Fiel.
Demais Pastores Signatários:
Abrahão José Ribeiro Neto,pastor da Igreja Batista Boas Novas, em Itabuna, BA.
Alex Rodrigo dos Santos, pastor da Igreja do Redentor em Itajubá, MG.
Anderson Alcides,pastor da Primeira Igreja Batista em Brotas e Macaúbas, BA
Charles Silveira, pastor da Igreja Batista Caminho da Cruz em Alvorada, RS
Davi Faria Cabral, Igreja Batista Reformada de Campos, RJ
David Bowman Riker, Pastor da Primeira Igreja Batista do Pará, Belém, PA.
David Marcos Soares Ferreira, pastor da Igreja Batista Reformada de Campos. Campos, RJ
Deyvid Rodrigues,Primeira Igreja Batista Parque Aeroporto – Macaé, RJ
Diego Lopes, Igreja Baptista da Margem Sul – Área Metropolitana de Lisboa, Portugal.
Edson Matias Dos Santos Junior, Primeira Igreja Batista da Serra, Belo Horizonte, MG.
Evandro Carvalho dos Santos Junior,pastor da Terceira Igreja Baptista do Porto – Portugal.
Fabiano Prado Lima, membro da Immanuel Baptist Church, Sacramento, CA, EUA
Fábio Leal, pastor da Igreja Reformada Missional Cidade Cinco, São Paulo, SP
Fabio Roberto Rodrigues,Primeira Igreja Batista de Monte Mor, SP
Filipe Roberto de França Ribeiro, Igreja Batista Betel em Mesquita, RJ
Glauber Manfredini, pastor da Igreja Batista Reformada no Japão.
Guilherme Reggiani, Igreja Batista Reformada de São Bernardo do Campo, SP.
Helenon Augusto Carvalho Campos, pastor da Igreja Batista Chácara Antonieta, Limeira, SP
Igor Tonetto de Souza,pastor da Igreja Batista Reformada em Vila velha, ES
Jailton Barbosa, Presidente da OMEBE – Conselho Estadual da Paraíba, PB
Jean Carlos Sardinha da Silva, pastor da Segunda Igreja Batista Reformada de Campos. Campos, RJ
João Paulo Brasileiro,pastor da 1a Igreja Batista Reformada em Paulista, PE
Jônatas Ornelas Duarte, Pastor da Congregação Batista Reformada em Aperibé, RJ.
Jorge Noda, Igreja Cristã da Aliança de Campina Grande, PB.
José Luciano Pessoa de Paiva, Presidente APEP – Associação de Pastores Evangélicos da Paraíba, PB.
Leandro Pasquini, Comunidade Cristã de Londrina, PR.
Luan de Almeida da Silva, pastor da Igreja Batista Ebenézer, em Ilhéus, BA.
Luiz Correia, pastor da Igreja Batista Filadélfia em Fortaleza, CE.
Nelson Ávila, pastor da Igreja Batista de Itaitinga, CE.
Madson Gonçalves da Silva, pastor da Igreja Batista em Paul, Vila Velha, ES.
Patrick Leonardi, pastor da Igreja Batista Reformada em Colina de Laranjeiras- Serra, ES
Paulo Guedes Soares, pastor da Igreja Batista Bíblica em Valparaíso, Santo André, SP.
Sebastião Roberto Vaz Moreira, Igreja Batista Central em Cardoso Moreira – Cardoso Moreira , RJ.
Werveton Mury, pastor da Igreja Batista em Água Fria, São Fidélis, RJ
Willian Orlandi, pastor da igreja batista reformada em Indaiatuba, SP
Willy Robert Henriques, pastor da Igreja Batista Redenção, Juiz de Fora, MG
Com informações Gazeta do Povo e Coalizão pelo Evangelho