A Câmara de Araguaína -TO, aprovou na manhã desta quarta-feira (15), Moção de Aplausos ao professor João Pedro de Carvalho, conhecido como professor Carvalho, uma das referências em artes marciais na região norte do Tocantins. A proposta é de autoria do vereador Jorge Carneiro (PSDB) a pedido do suplente de vereador Ricardo JM e do empresário Celiomar. A proposta foi aprovada por unanimidade.
Segundo Ricardo JM, a Moção de Aplausos é um reconhecimento pelo trabalho social prestado pelo professor Carvalho ao longo de diversos anos: “Agradeço a esta Casa de Leis pelo reconhecimento e apoio nesta propositura ao reconhecer o trabalho que o professor Carvalho prestou em nosso município”, disse Ricardo JM. Para o vereador Jorge Caneiro, o professor Carvalho é um marco e um líder em artes marciais: “Deixou o seu legado para as gerações futuras”.
Na ocasião, Carvalho foi representado pelo seu filho, Júlio César Carvalho.
Biografia
Professor Carvalho nasceu em 1937 na cidade de Natal-RN, filho de Maria das Dores de Carvalho e Manoel Pedro de Carvalho.
Passou por várias cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e se situou em GoiâniaGO onde iniciou sua jornada nas artes marciais na academia do conhecido professor Hugo
Nakamura, João Pedro, foi aluno do professor Tiuji Yamaguchi, com quem treinou judô e karatê por mais de 20 anos, até se consagrar com a faixa preta em ambas modalidades.
Participou de diversos torneios, sendo campeão estadual várias vezes e obteve excelentes colocações nos campeonatos brasileiros da época.
Em 1973 se mudou para Araguaína, abriu uma academia de artes marciais no Colégio Santa Cruz, onde cativou diversos aprendizes e ficou conhecido como Professor Carvalho.
Ele não se preocupava apenas em ensinar defesa pessoal para seus alunos, sempre lembrava que a conquista mais importante no treinamento das artes marciais é a construção do caráter, sólido e justo. Ele deu oportunidade para vários jovens seguirem o caminho correto, a maioria destes são gratos pois a prática e os ensinamentos do Professor Carvalho, lhes proporcionaram o caminho de se tornarem pessoas melhores.
Após 20 anos, Professor Carvalho se mudou para outra academia situada na Rua 1º de Janeiro, no centro da cidade onde permaneceu até deixar de dar aulas.
O mestre já tem um grande legado em Araguaína e região, pois alguns de seus alunos seguiram os passos do mestre como professores, como é o caso dos Senseis Shina,
Mazinho, Alex dentre outros.