Fonte: Pixabay
As duas primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro de 2023 mostraram que algumas surpresas podem ganhar espaço na competição. O futebol carioca, por exemplo, começou forte na disputa, tendo o Fluminense e o Botafogo como únicas equipes com 100% de aproveitamento. Enquanto isso, alguns dos principais favoritos ao título, como Flamengo e Palmeiras, acabaram tropeçando nas primeiras partidas. A promessa é de uma disputa equilibrada nas próximas rodadas.
O bom trabalho de Fernando Diniz sob o comando do Fluminense criou uma alta expectativa para o início do Brasileirão. As duas primeiras partidas mostraram que havia razão para isso, com a equipe vencendo o América Mineiro e o Athlético Paranaense, ambos com bom futebol. Assim, a equipe deixou de ser uma simples promessa e começou a aparecer como um dos grandes candidatos ao título da temporada. A sequência de sete vitórias consecutivas, contando outras competições, evidenciam o bom momento atual.
As cotações do Mr. Jack, melhor site de apostas de futebol, oferece projeções a cada rodada e também dos principais favoritos ao título de diferentes competições, inclusive a Série A. Os números na plataforma mostram que o Fluminense cresceu nas cotações, surgindo como o terceiro com mais chances para vencer o Brasileirão. O time se aproximou do Flamengo e também do Palmeiras.
Isso acontece porque os dois favoritos tropeçaram nas primeiras rodadas. O Verdão até estreou com vitória, diante do Cuiabá, mas empatou com o Vasco, fora de casa, na segunda partida da tabela. A equipe saiu perdendo por 2 a 0 contra os cariocas, mas foi atrás do prejuízo. Enquanto isso, o rubro-negro, que conta com o zagueiro David Luiz no elenco, também estreou com vitória, diante do Coritiba, mas perdeu na rodada seguinte para o Internacional, outra equipe bem cotada na competição. Ou seja, ambos estão atrás do Flu na tabela, e também de outras surpresas.
Cariocas em alta
O Fluminense não é a única equipe com 100% de aproveitamento no Brasileirão, após duas rodadas. O Botafogo também venceu os primeiros jogos, e divide a liderança do torneio com o rival. Uma surpresa interessante, afinal o time surgia nas projeções como um sério candidato ao rebaixamento. Isso mudou com as vitórias diante do São Paulo e do Bahia, duas equipes que mostraram certa competitividade.
Outra surpresa positiva vindo do Rio de Janeiro é o Vasco, que fez quatro pontos contra duas das melhores equipes da Série A. Na estreia, fora de casa, os cariocas venceram o Atlético Mineiro por 2 a 1. A segunda partida foi em São Januário, e resultou no empate com o Palmeiras que falamos anteriormente. Uma vitória que poderia ter acontecido, mas que se tornou um resultado importante.
Por último, é impossível não falar do Fortaleza, que ocupa a terceira posição atualmente. A equipe nordestina empatou com o Internacional, em casa, e venceu o Coritiba como visitante. Uma surpresa que já vem acontecendo em outras temporadas, afinal o leonino tem mostrado bom futebol sob comando de Juan Pablo Vojvoda, treinador do time desde 2021.
Próximas partidas
Os jogos da terceira rodada do Campeonato Brasileiro devem esquentar a disputa, inclusive com clássicos importantes. Flamengo e Botafogo se enfrentam no dia 30, às 16h, em pleno Maracanã. Será o encontro de um favorito contra uma das surpresas da competição. O site mr.jack.bet aponta para um favoritismo do rubro-negro, mas a equipe comandada por Luís Casto tem buscado surpreender todos os adversários.
Outro clássico na rodada será entre Palmeiras e Corinthians, no Allianz Parque. O confronto acontece no dia 29, às 18h30, e será a chance do atual campeão mostrar que vai defender a taça com todas as forças. Fluminense e Fortaleza fazem um confronto de G4, no mesmo dia, mas às 16h30. A promessa é de um bom jogo na Arena Castelão.
No dia 1º de maio, o Vasco entra em campo para tentar surpreender novamente. O rival será o Bahia, em uma disputa entre times que agora são controlados por empresas, no modelo Sociedade Anônima do Futebol (SAF).
O Brasileirão está apenas começando, mas a expectativa é de muito equilíbrio. Essas surpresas sempre acontecem, mas nem todas conseguem se manter. As próximas rodadas vão definir isso, principalmente Fluminense e Botafogo, que tentam manter os 100% de aproveitamento.