O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, Amélio Cayres, intensificou o diálogo com os representantes do Estado em Brasília, em uma maratona de visitas institucionais aos gabinetes dos deputados federais e senadores. Acompanhado por uma comitiva de prefeitos, Amélio, que também é pré-candidato ao governo, reforçou a importância da construção conjunta entre as esferas estadual e federal para atender às demandas do Tocantins.
Na Câmara dos Deputados, ele se reuniu com os oito parlamentares da bancada tocantinense: Eli Borges, Lázaro Botelho, Felipe Martins, Antonio Andrade, Alexandre Guimarães, Carlos Gaguim, Ricardo Ayres e Vicentinho Júnior, a quem se referiu como “companheiro”. Durante os encontros, Amélio destacou que sua prioridade é a união política. “O sentido maior é acabar com qualquer clima de quem tenta colocar uma situação de adversidade entre parlamentares estaduais e federais”, afirmou.
A conversa com o deputado Carlos Gaguim foi marcada por lembranças da eleição para a presidência da Assembleia Legislativa em 2007, quando um empate de 12 a 12 foi decidido no voto de minerva do presidente da Casa à época. Segundo aliados, o encontro foi amistoso e reforçou a importância da articulação política.
No Senado, Amélio esteve com o vice-presidente da Casa, senador Eduardo Gomes. Além disso, ele já tem agendada uma reunião com a coordenadora da bancada federal, senadora Professora Dorinha. O encontro, inicialmente previsto para esta semana, foi adiado devido a compromissos da parlamentar em Palmas, mas, segundo Amélio, acontecerá em breve. “Faço questão desse café com a senadora e coordenadora”, disse ele.
A agenda em Brasília, conforme avaliação da assessoria do presidente da Assembleia, foi produtiva e reafirmou o compromisso de Amélio com o diálogo institucional e a construção de um projeto político baseado na unidade da base governista.