Poucas empresas se importam com a segurança da informação. Isso é bastante comum em negócios fora do ramo da tecnologia da informação. Nesses casos, os empreendedores responsáveis instalam um setor de T.I. e pensam que já é o bastante.
Seria ótimo se as coisas fossem assim tão simples, mas a verdade é que a segurança cibernética é um assunto muito mais sério e complexo. A contratação de um profissional da área se faz necessário na maioria dos casos.
Se você não tem certeza se fazer auditorias sobre segurança cibernética na sua empresa é necessário, este artigo é para você. Aqui vamos apresentar os motivos para tomar esse cuidado.
Há sempre espaço para melhorias
Mesmo as empresas que tomam cuidados com a segurança da informação podem melhorar alguns aspectos com uma boa auditoria. Por exemplo, empresas que se esforçam para manter a privacidade podem ter maior anonimato com um VPN grátis, esse tipo de coisa é revelado em uma auditoria. Infelizmente, os criminosos estão sempre se atualizando.
Por conta disso, há sempre novos golpes e crimes virtuais surgindo. A boa notícia é que os profissionais da área da segurança também estão se mantendo atualizados. Com auditorias regulares você vai balancear as coisas e se proteger dos ataques virtuais mais sofisticados.
A prevenção é a melhor estratégia
A melhor forma de lidar com ataques cibernéticos é impedir que eles aconteçam de verdade. A segurança da informação pode ser comparada com a direção. Nas autoescolas aprendemos que ser defensivo é a melhor forma de dirigir.
Ser defensivo quer dizer se manter vigilante e atento, impedir que situações de perigo aconteçam.
A mesma mentalidade pode ser aplicada na segurança da informação. Com auditorias regulares, você vai estar reduzindo as chances de um ataque cibernético surtir qualquer efeito no seu negócio.
Algumas empresas não têm ideia da própria vulnerabilidade
Ataques cibernéticos são comuns. Milhares de empresas são vítimas de crimes virtuais todos os anos ao redor do mundo. Ainda assim, há empresas vulneráveis que nunca são atacadas. Isso é apenas uma questão de sorte.
Não há tantos criminosos assim para atacar todas as empresas vulneráveis do Brasil e do mundo. Mas se você é um empreendedor sério, não vai querer deixar a segurança da sua empresa nas mãos do acaso.
Há um ditado que diz: É melhor ser um guerreiro em um jardim do que um jardineiro em uma guerra. Isso quer dizer estar preparado, mesmo que não seja necessário no final das contas.
Você pode poupar dinheiro no longo prazo
Auditorias sobre a segurança da informação de uma empresa custam dinheiro. Mas você sabe o que custa ainda mais caro? Ter que lidar com as consequências de um ataque virtual bem-sucedido.
Empresas que são vítimas de crimes virtuais podem perder dinheiro, tempo e credibilidade diante do público. O prejuízo é enorme e algumas empresas sequer conseguem se recuperar depois disso.
Pense nas empresas que têm os dados dos clientes vazados após um ataque de hackers. O público nunca mais vai ver essa empresa com os mesmos olhos. É uma questão de branding, a marca da empresa foi manchada de uma forma difícil de recuperar.
A segurança da informação vira um ponto forte do seu negócio para seus clientes
Se por um lado, empresas que são vítimas de ataques de hackers perdem a credibilidade com o público, por outro lado, empresas que investem na segurança da informação tem um motivo a mais para ganhar a confiança dos clientes.
Investimentos em segurança da informação podem e devem ser apresentados como um ponto forte da empresa. Transforme isso em um ponto chave das suas campanhas de marketing. Mostre que os dados dos seus parceiros estão protegidos, eles vão gostar disso.
Dessa forma, as auditorias de segurança cibernética deixam de ser apenas um investimento em prevenção e passam a ser enxergadas como um investimento de marketing.
Considerações finais
Bom, este foi o nosso artigo com alguns motivos para implementar auditorias regulares de segurança da informação. Sabemos que a ideia de gastar dinheiro com prevenção não agrada muita gente.
A maioria acha que nunca vai ser vítima de ataques virtuais, mas quando o pior acontece, os custos para lidar com a situação podem superar o custo da prevenção.