Nesta terça-feira (12), a Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, em Brasília, realiza uma audiência pública para discutir a criação do Dia Nacional do Círculo de Oração. O debate foi solicitado pelo deputado Otoni de Paula (MDB-RJ.
O Círculo de Oração é um movimento de oração comunitária que nasceu nas Igrejas Assembleia de Deus. A prática foi iniciada pela irmã Albertina Bezerra Barreto em 6 de março de 1942, no estado de Pernambuco.
“O Círculo de Oração mantém a tradição histórica de desenvolver um grande trabalho de inclusão social e acolhimento espiritual”, afirma Otoni de Paula, lembrando que a prática foi adotada por várias outras igrejas no país.
Para a discussão, foram convidadas lideranças religiosas, incluindo:
- Noemia de Almeida Fonseca Dias, pastora da Assembleia de Deus de Sobradinho (DF);
- Marvi Ferreira, bispa;
- Ana Mirtes Teixeira de Oliveira, pastora da Assembleia de Deus de Formoso (GO);
- Dorca de Sousa Costa Campos, pastora da Assembleia de Deus de Taguatinga (DF);
- Elisabete Costa Nacif, pastora da Assembleia de Deus de Planaltina (DF)
A audiência faz parte do processo de análise do Projeto de Lei 3456/23, de autoria da deputada Clarissa Tércio (PP-PE), que propõe instituir o Dia Nacional do Círculo de Oração no dia 6 de março. Segundo a Lei 12.345/10, a criação de datas comemorativas exige debates públicos com a participação de representantes de diferentes setores da sociedade para assegurar ampla consulta popular sobre o tema.