O ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União (TCU), teve um áudio vazado no WhatsApp onde ele fala sobre “um movimento muito forte nas casernas”, se referindo às Forças Armadas.
Na gravação, ele prevê que nas próximas horas, dias ou semanas deve ocorrer um “desenlace bastante forte na nação”.
Em parte do áudio, dá a entender que o Exército vai atender ao clamor dos manifestantes que estão na portas dos quartéis generais há mais de 20 dias.
“Nós somos hoje sociedade conservadora, que não aceita as mudanças que estão sendo impostas”, diz o ministro que completa: “Tudo se sente que vai pra um conflito social na Nação brasileira (…) os próximos dias serão nebulosos e o que vai acontecer de desdobramento não se sabe”.
Ministro diz que foi mal interpretado
Com a repercussão do áudio, Nardes emitiu uma nota dizendo que sua fala foi despretensiosa e que ele não repudia as manifestações “golpistas”.
“O ministro Augusto Nardes lamenta profundamente a interpretação que foi dada sobre um áudio despretensioso gravado apressadamente e dirigido a um grupo de amigos. Para que não pairem dúvidas, esclarece que repudia peremptoriamente manifestações de natureza antidemocrática e golpistas, e reitera sua defesa da legalidade e das instituições republicanas”.
Ouça:
https://www.youtube.com/watch?v=tVuDktTOGh0