Quando você considera como a política pode causar divisão e com que frequência dizemos coisas no calor de um momento que podem influenciar a maneira como as pessoas veem Jesus e o Evangelho, os cristãos devem passar um tempo pensando cuidadosamente antes de postar sobre política nas redes sociais.
Na verdade, eu sugeriria que há sete perguntas que você deve fazer a si mesmo antes de postar sobre política ou compartilhar um link para um artigo sobre uma questão política.
Envolver-se com as pessoas nas mídias sociais, principalmente sobre política, pode ser complicado. Aqui estão sete perguntas que você deve se fazer antes de postar sobre política ou compartilhar um link para um artigo sobre uma questão política
Como os cristãos podem discutir política nas mídias sociais de uma maneira piedosa?
Quando você considera como a política pode causar divisões e com que frequência dizemos coisas no calor de um momento que podem influenciar a maneira como as pessoas veem Jesus e o Evangelho, os cristãos devem pensar cuidadosamente antes de postar sobre política nas redes sociais.
Na verdade, eu sugeriria que há sete perguntas que você deve fazer a si mesmo antes de postar sobre política ou compartilhar um link para um artigo sobre uma questão política.
1. Tenho os fatos corretos?
“Um tolo não tem prazer em entender, mas apenas em expressar sua opinião.” Embora o rei Salomão não pudesse prever o advento da mídia social, ele conhecia o coração humano. Provérbios 18:2 nos lembra da importância de ouvir e entender um assunto antes de começarmos a falar sobre ele. Quanto mais divisiva a questão, mais tempo precisamos gastar para entendê-la.
2. Isso precisa ser dito?
“Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas somente a que for boa para edificar, conforme a ocasião, para que dê graça aos que a ouvem” (Efésios 4:29 ) .
O que você tem a dizer trará graça para aqueles que o ouvirem? Eles aumentarão em entendimento e obterão uma visão mais ampla da perspectiva da Bíblia sobre esse assunto? Suas palavras os apontarão para Cristo? Ou o que você vai dizer é um mero desabafo? Você vai trazer luz ou vai trazer apenas calor?
3. Por que preciso ser a pessoa a dizer isso?
Vamos fingir que o que você quer dizer sobre política nas redes sociais deve ser dito. Agora você precisa considerar se você é a pessoa certa para dizer isso. Você tem uma visão sobre esse assunto que não viu em outro lugar ou está apenas repetindo um argumento que leu em outro lugar? Você tem uma função ou responsabilidade em que as pessoas procuram sua orientação? Por que você deveria ser a pessoa a dizer o que está prestes a dizer?
4. Estou dizendo isso de uma forma que representa Cristo?
“Que a vossa fala seja sempre graciosa, temperada com sal, para que saibais como responder a cada um.” As pessoas que experimentaram a graça devem falar de uma maneira que demonstre graça. Freqüentemente, publicamos a primeira coisa que vem à nossa mente sobre um assunto, não lemos para ver como soa e acabamos trazendo vergonha para Cristo e sua igreja por meio de nosso discurso precipitado. Emitir opiniões impensadas e que insultam os outros é sinal de uma tremenda tolice, demonstra falta de amor ao próximo e não traz honra a Jesus .
Antes de postar algo, leia três ou quatro vezes. Faça uma captura de tela e envie para um amigo. É gentil? É preciso? É projetado para o bem dos outros? Isso afetará negativamente a maneira como as outras pessoas pensam sobre Jesus?
5. Como posso ser mal interpretado?
Aprendi minha lição em agosto passado no Facebook. Postei sobre o que acreditava ser a falta de comprometimento de Donald Trump com as questões pró-vida e disse que foi um erro terrível indicá-lo. Quase imediatamente, meus amigos e familiares perceberam que minhas preocupações sobre Trump eram um endosso a Hillary Clinton.
A lição que aprendi com isso foi que não havia nada a ganhar questionando a decisão de nomear Trump, que a essa altura estava no passado. A disputa presidencial foi principalmente entre Donald Trump e Hillary Clinton. Não consegui pensar em como as pessoas interpretariam minhas preocupações sobre um candidato como um endosso do outro. Meu post não trouxe luz ou graça para a situação e só trouxe confusão.
Pare e pense antes de postar. Você está se comunicando com clareza e existe uma maneira possível de um número significativo de pessoas não entender você?
6. Quais são meus motivos para dizer isso?
Devemos estar cientes de nossos motivos porque eles determinarão o que dizemos, como dizemos, quando dizemos e como responderemos às pessoas que discordam de nós. Se nosso motivo é desabafar porque estamos com raiva, falaremos de forma áspera, imprudente, imediatamente e evisceraremos aqueles que discordam de nós. Por outro lado, se nossos motivos espelharem os de Paulo em 1 Coríntios 10:31-32 , falaremos graciosamente, gentilmente, ponderadamente e responderemos pacientemente àqueles que discordam.
7. Posso esperar até amanhã para dizer isso?
Quando Abraham Lincoln ficava com raiva de alguém, ele disparava o que chamava de “carta quente”. Ele deixaria a carta de lado até que suas emoções se acalmassem. Então, ele leria a carta com a cabeça fria. Ele deixou muitas cartas não assinadas e não enviadas.
Enquanto Abraham Lincoln escrevia cartas em vez de postagens nas mídias sociais, sua prática fornece um exemplo digno para nós hoje. Se sua postagem trata de um tópico particularmente delicado, pode esperar até amanhã? Se puder esperar um dia, salve-o como rascunho e volte a consultá-lo amanhã. Você pode descobrir que leu com novos olhos e ver que não deveria publicá-lo. Ou você pode ver que seria útil para as pessoas e clicar em “postar”. De qualquer forma, quanto mais você esperar antes de se inserir em uma conversa, melhor.