O Volkswagen T-Cross, líder em vendas no segmento de SUVs no Brasil até o final de agosto de 2023, com um total de 46.038 unidades emplacadas, de acordo com a Fenabrave, está prestes a passar por sua primeira grande reestilização.
Este utilitário, que mantém sua aparência desde seu lançamento em fevereiro de 2019, está prestes a receber uma transformação marcante. Neste artigo, fornecemos informações exclusivas sobre o que esperar do T-Cross 2024.
A expectativa é que o lançamento do Volkswagen T-Cross redesenhado ocorra no primeiro semestre do próximo ano no mercado brasileiro.
Transformação visual
O SUV compacto, produzido em São José dos Pinhais, Paraná, manterá a essência de sua grade frontal, mas com uma adição notável: um filete de LED que interligará os faróis, seguindo a tendência introduzida pelo Volkswagen Taos. As luzes de neblina, que atualmente possuem um formato arredondado, serão redesenhadas em um estilo triangular, alinhando o T-Cross brasileiro com sua versão europeia.
Além disso, os registros de patentes indicam que a parte traseira do T-Cross também passará por uma metamorfose, com um novo para-choque apresentando um design mais robusto e aventureiro. Uma possibilidade intrigante é a inclusão de iluminação em LED no bloco que conecta as lanternas traseiras, algo inédito no histórico de quase cinco anos do SUV.
Internamente, as alterações serão mais sutis, principalmente no painel. A central multimídia VW Play está programada para receber uma nova tela com bordas flutuantes, e é esperado que o layout do sistema seja atualizado com uma nova interface.
Dimensão e motorização
Enquanto o T-Cross europeu é ligeiramente mais curto que sua contraparte brasileira, com a mesma distância entre-eixos do Polo, de 2,57 metros, a Volkswagen optou por construir o modelo latino-americano sobre a plataforma do Virtus, que ostenta 2,68 metros de entre-eixos. Isso representa um potencial aumento nas dimensões do T-Cross para o mercado brasileiro, que já possui 2,65 metros entre-eixos.
O Volkswagen T-Cross 2024 manterá sua gama de motores atual, que inclui o 1.0 turbo de 128 cv e 20,4 kgfm de torque, bem como o 1.4 turbo de 150 cv e 25,5 kgfm de torque. Enquanto o modelo argentino pode oferecer opções de câmbio manual ou automático, ambas com seis marchas, o mercado brasileiro terá disponível apenas a versão automática.
Vale a pena mencionar que a fabricante produz uma variante do T-Cross no Paraná com um motor 1.0 turbo de 116 cv e 17,5 kgfm de torque, que não está disponível no Brasil. Esta versão de entrada é exclusiva para o mercado argentino e compartilha o motor com o Polo.
Expectativa de preços
Atualmente, o T-Cross está disponível em quatro versões, com preços que variam de R$ 121.990 (Sense) a R$ 174.690 (Highline). Recentemente, a Volkswagen introduziu a versão The Town, com preço inicial de R$ 149.990, uma homenagem ao festival de música que ocorreu em São Paulo (SP) em setembro.
No entanto, com a reestilização iminente, é esperado que os preços aumentem, com a versão topo de linha ultrapassando a marca dos R$ 180 mil. Confira também a ficha técnica de Volkswagen 2024 e todos os modelos previstos para serem reestilizados até o ano que vem.