O escritório de advocacia sem fins lucrativos Alliance Defending Freedom UK (ADF UK) relata que sua cliente, Isabel Vaughan-Spruce, foi presa pela segunda vez pelo “crime” de orar silenciosamente em sua cabeça dentro de uma zona de censura de instalação de aborto ou “zona tampão” .
Sua prisão ocorre apenas algumas semanas depois de ser absolvida por um tribunal do Reino Unido pela mesma violação.
Como informou a CBN News em fevereiro, Vaughan-Spruce, um voluntário pró-vida e co-diretor da March for Life UK foi a julgamento por orar silenciosamente em uma zona de censura de uma clínica de aborto. Ela foi acusada criminalmente de violar uma Ordem de Proteção de Espaços Públicos locais em dezembro passado e foi absolvida de todas as acusações pelo Tribunal de Magistrados de Birmingham.
Vaughan-Spruce foi preso novamente na segunda-feira do lado de fora da BPAS Robert Clinic em Birmingham. Sua troca com dois policiais foi capturada em um videoclipe divulgado nas redes sociais pela ADF UK.
No vídeo de 46 segundos, Vaughan-Spruce é mostrada parada, de costas para uma sebe e com as mãos nos bolsos do casaco.
Em seguida, vários policiais a abordam. Um policial pergunta a ela: “Posso pedir que você se afaste daqui e saia da zona de exclusão?”
Vaughan-Spruce respondeu: “Mas não estou protestando. Não estou me envolvendo em nenhuma das atividades proibidas.”
“Mas você disse que estava rezando, o que é uma ofensa”, respondeu o oficial.
“Oração silenciosa”, rebate Vaughan-Spruce.
“Não, mas você ainda estava rezando. É uma ofensa”, explicou o policial.
Vaughan-Spruce disse ao policial que discordava.
“Tudo bem, então. Então você prefere ser presa e levada embora do que ficar fora da zona de exclusão. É isso que você está dizendo?”, o policial perguntou a ela.
Vaughan-Spruce disse novamente ao policial que ela não estava cometendo nenhum delito. Ela não estava intimidando ou assediando ou protestando.
Os dois policiais permanecem parados perto dela, mas se afastam dela quando o vídeo termina.
Embora dois policiais sejam vistos no videoclipe, o ADF UK disse que seis policiais estiveram envolvidos na prisão de Vaughan-Spruce na segunda-feira.
Suas condições de fiança a proíbem de ficar em uma área além da “zona tampão” censória em torno de uma instalação de aborto.
🚨BREAKING: Isabel has been arrested, AGAIN, for THINKING.
MPs vote TOMORROW on banning silent prayer near all abortion facilities in🏴&🏴
“You’ve said you’re engaging in prayer, which is the offense.”
“Silent prayer.”
“You were still engaging in prayer, which is the offense.” pic.twitter.com/AId3OguiXz— ADF UK (@ADF_UK) March 6, 2023