A eleição para a presidência da Câmara de Araguaína na noite desta quarta-feira (01) surpreendeu toda a classe política tocantinense, tendo em vista que o vereador Marcos Duarte (PSDB) já era tido no meio político como presidente reeleito, até com direito a matéria em vários portais do Estado, como a Coluna do CT, do jornalista Cleber Toledo.
No entanto, a articulação que corria em segredo de “Estado”, ou seja, segundo um vereador em entrevista ao JM, nem a esposa dele sabia da chapa que venceria Duarte. No entanto, um assessor de um vereador vazou a informação ao Cleber Toledo, que seria divulgada somente na hora da eleição da Mesa Diretora.
Ainda durante a cerimônia de posse, após o vazamento de uma outra chapa para concorrer contra Marcos Duarte, o clima na base governista era de apreensão! Era zap de um lado, zap de outro, e o clima era de espanto. A eleição que era para ter ocorrido no Ginásio Pedro Quaresma mudou para a Câmara de Araguaína, para com isso, tentar ganhar tempo e conquistar os votos necessários para Marcos Duarte continuar na presidência.
Entretanto, a estratégia não deu certo. Os 11 vereadores ligados ao Max Baroli entraram primeiro no plenário da Casa de Leis determinados a elegerem Max presidente do Poder Legislativo. Por sua vez, a chapa de Marcos Duarte que estava ao lado, na sala da presidência, tentava reverter votos, e as horas já se passavam de 11 horas da noite, e nada de eleição.
Jogou a toalha
Vendo que não conseguiria 03 votos, a chapa entrou no plenário e o vereador Marcos Duarte fez vários agradecimentos, falou sobre “palavra” e os reflexos que ela possui na sociedade:
“Sou muito grato a todos os meus pares, que me deram a oportunidade de até ontem estar presidente desta Casa. Me alegro bastante por deixar a Casa organizada e é direito de todos concorrem à presidência, apesar que na política, infelizmente, isso reflete a nossa comunidade, o desgaste da comunidade, a desilusão da comunidade, às vezes a palavra, o compromisso não vale à pena”, disse Duarte.
Votação
Após algumas considerações, foi realizada a votação e o vereador Max Baroli venceu Duarte por 11 votos a 8. Max está em seu primeiro mandato como vereador e é um dos aliados mais próximos do deputado Alexandre Guimarães, pré-candidato ao Senado em 2026.
Após a eleição, Max Baroli agradeceu aos vereadores pela confiança:
“ Quero dizer aos araguainenses que podem contar conosco e com a Câmara de Araguaína. Estivemos juntos há poucos dias em uma campanha linda ao lado do prefeito Wagner. Quero garantir ao prefeito Wagner e à sociedade de Araguaína que faremos de tudo para ajudar no crescimento e no desenvolvimento desta cidade,” afirmou Max.
Veja a composição da nova Mesa Diretora
Presidente: Maxcilane Machado Fleury (MDB)
1º Vice-Presidente: Israel Gomes da Silva (União Brasil)
2º Vice-Presidente: Ygor Sousa Cortez (Podemos)
1º Secretário: Wilson Lucimar Alves Carvalho (PRD)
2º Secretário: Diego Saraiva Pires (MDB)
Suplente: Vilarindo do Eucalipto (PSD)