Um vídeo recentemente viralizou nas redes sociais neste primeiro final de semana de dezembro, no qual o pastor Jecer Goes, fundador e presidente da Igreja Evangélica Ministério Canaã, expressa de forma contundente sua crítica ao envolvimento da igreja brasileira com a política. O pastor, que lidera um ministério estabelecido em 50 cidades por todo o país, com 50 mil membros e 120 congregações, desabafou sobre o que ele descreve como um “grande erro”.
“Acho que foi um grande erro da igreja brasileira ter se metido nessa praga dessa desgraça chamada política. Isso é uma desgraça, um inferno. Divide as pessoas, desvia a gente, revolta-se. A pessoa perde a sensibilidade do Espírito Santo, perde o caráter, a vergonha. Estou começando a entender que ninguém vai salvar a Igreja, porque todo processo do anticristo é por meio da política. A igreja tem que estar pregando é o Cristo”, desabafou o pastor em um trecho do vídeo.
O vídeo, que é um recorte de uma mensagem pregada pelo pastor, foi postado por páginas que cobrem o meio gospel no país, mas a data exata da gravação não foi especificada. A mensagem do pastor reflete um debate constante dentro das igrejas sobre o papel da igreja na esfera política e como o envolvimento político pode impactar a espiritualidade e a missão do povo de Deus.
As declarações de Jecer Goes gerou intenso debate e diversas reações diversas na internet, evidenciando a complexidade da relação entre a religião e a política no Brasil.