A UBS Dra. Esmeralda Medrado foi inaugurada no último dia 5 pelo prefeito Wagner Rodrigues, com a presença de servidores, vereadores e a comunidade local. Com essa, a Gestão Municipal chega a sete unidades entregues em menos de dois anos, sendo três novas construídas e quatro reconstruídas.
A UBS atenderá os moradores da Vila Azul I e II e mais 25 chácaras da região, totalizando cerca de 3.650 pessoas. Ainda terá uma Equipe de Saúde da Família e seis Agentes Comunitários de Saúde para atendimentos domiciliares. Para a moradora Maria de Fátima Gonçalves, que reside no Setor Vila Azul há 12 anos, a UBS vai proporcionar mais comodidade. “Uma benção poder ter essa UBS perto de casa, agora vou poder marcar consultas e pegar meus medicamentos sem se preocupar”, disse.
Durante a inauguração, o prefeito Wagner Rodrigues ressaltou a importância do atendimento humanizado para todos os moradores. “Qualquer pessoa que entrar por essa unidade ou qualquer outra da nossa cidade deverá ser atendido da melhor forma, porque só vem para uma unidade de saúde quem precisa. Então profissionais e servidores, vamos acolher com carinho cada morador que aqui passar”.
Investimentos que não param
Ainda neste ano, a Prefeitura de Araguaína vai entregar mais uma nova UBS no Setor Araguaína Sul 2, além de concluir a da Vila Aliança e do Nova Araguaína. Em 2022, a gestão inaugurou as UBS Luciane Ponciano (Distrito Novo Horizonte) e Dr. César Delgado (Setor Tereza Hilário), além de ter reestruturado e entregue as unidades Albeny Soares (Couto Magalhães), Avany Galdino (Bairro São João), Manoel dos Reis, (Jardim das Flores) e a do Bairro de Fátima.
Homenagem merecida
A UBS da Vila Azul leva o nome da médica anestesiologista Maria Esmeralda Marchesini Novaes Medrado, uma das pioneiras no Tocantins. Ela atuou pela criação do primeiro serviço de residência médica do Estado em Araguaína e projetou o Tocantins no cenário brasileiro de anestesia.
Natural de Salvador (BA), Dra. Esmeralda veio para Araguaína em 1982 com o também médico e marido, Dr. Eduardo Medrado. Na cidade, trabalhou nos hospitais Dom Orione e Regional, e teve papel importante na estruturação das condições de trabalho e valorização da categoria médica. A Dra. Esmeralda faleceu aos 72 anos, em 6 de agosto de 2020.
“Uma linda homenagem que marca a trajetória de minha mãe que tanto atuou com amor e dedicação na saúde de Araguaína”, agradeceu a médica, Elena Medrado, filha da homenageada.