Com a admissão de 7.377 trabalhadores formais e o desligamento de 5.690, o Tocantins fechou o mês de junho de 2021 com um saldo positivo de 1.687 novos empregos gerados. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nessa quinta-feira, 29, pelo Ministério da Economia.
Com os dados de junho, o Tocantins já registra 13 meses consecutivos de saldo positivo na geração de postos de trabalhos formais.
“O Estado do Tocantins vive um novo momento em sua história e, mesmo com todas as circunstâncias contrárias, como essa pandemia, temos avançado e vamos crescer mais. Recentemente, o Governo do Tocantins lançou o programa Tocando em Frente que irá fortalecer a economia e a geração de empregos, trazendo aporte financeiro aos 139 municípios”, ressalta o titular da Secretaria de Estado do Trabalho e do Desenvolvimento Social (Setas), José Messias Araújo.
Além do saldo positivo em junho de 2021, o Caged registrou um crescimento na geração de empregos no Tocantins com relação ao mesmo período do ano passado. Em junho de 2020, o Tocantins registrou um saldo positivo de 1.205 empregos, sendo que, este ano, esse número é de 1.687, o que significa um crescimento de 40%.
Setores da economia que mais geraram emprego
A gerente do Observatório do Trabalho, Wilany Bezerra, explica que, com a elevação de admitidos e o decréscimo de desligados, o resultado de abertura de novos postos de trabalho no Estado foi positiva. A gerente pontua ainda que os setores que mais se destacaram foram Comércio, Reparação de Veículos Automotores e Motocicletas, com 407 novos postos abertos; já a Construção Civil contou com um saldo positivo de 386 postos; e Informação, Comunicação e Atividade Financeira, Imobiliária, Profissionais e Administrativas, com saldo positivo de 312 postos abertos no Estado.
Movimentação do mercado
Os municípios de Palmas (875 postos empregos abertos), Araguaína (280 postos de empregos gerados), e Gurupi (76 novos postos de empregos) obtiveram os melhores desempenhos no acumulado do saldo de empregos em junho de 2021.