No mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) promoveu forças-tarefas em todas as unidades hospitalares geridas e conveniadas com a Pasta, com foco principal no público feminino. Foram centenas de cirurgias, exames e consultas eletivas, com o intuito de reduzir o tempo de espera das pacientes e dar resolutividade aos problemas de saúde de quem aguardava na fila da Central Estadual de Regulação (CER).
Dados do sistema de controle de fila de espera para realização de procedimentos cirúrgicos eletivos (SIGLE), do Sistema Único de Saúde (SUS) do Tocantins (atualizados dia 31/03), apontam que só na especialidade de ginecologia, foram 343 mulheres atendidas.
“Desde o início da gestão, o governador Wanderlei Barbosa nos determinou a intensificação dos atendimentos eletivos e dentro desta política, temos, graças ao envolvimento das nossas equipes, conseguido recordes de procedimentos. Neste mês de março focamos no bem-estar das mulheres e realizamos 23% a mais de procedimentos ginecológicos, do que o já realizado por nossas equipes que haviam tido o recorde de 277, em fevereiro de 2023”, afirmou o titular da SES-TO, Afonso Piva de Santana.
“Este número é específico de ginecologia, mas este total é praticamente duplicado, se levarmos em consideração os outros tipos de procedimentos, como ortopedia, oncologia, cirurgias gerais e demais especialidades”, acrescentou o gestor.