Em 2023, no dia 28 de junho, marca o segundo aniversário do fim das buscas pelo criminoso Lázaro Barbosa, que foi morto pela polícia em 2021 nesta mesma data. A caça ao serial killer mobilizou centenas de agentes e chamou a atenção da população. O Brasil praticamente parou para conferir que fim se daria àquela busca que parecia algo fora do comum.
Ajuda de Deus
O clima estava tão tenso e tenebroso que as forças de segurança invocaram a ajuda divina para proteção e ajuda enquanto iam atrás do criminoso.
Durante as buscas, a Polícia Militar de Goiás publicou imagens no Instagram de agentes em círculo, fazendo uma oração por proteção antes de entrarem na mata em busca do serial killer.
Mais de 270 policiais participaram das buscas, que contaram com helicópteros, drones, cães farejadores e a cavalaria. As primeiras investigações ligaram Lázaro ao satanismo, e a mãe do acusado de matar quatro pessoas em Ceilândia (DF) teria confirmado que o filho teria invocado forças ocultas para não ser encontrado.
No vídeo, os agentes pedem para que Deus mostre o que está oculto e peçam proteção e iluminação ao alto comando para tomar as decisões corretas. Eles encerram a oração recitando o “Pai Nosso”.
“Ilumina, Senhor, os nossos passos. Ilumina cada policial militar, cada policial que está aqui imbuído dessa missão, Senhor, de capturar esse indivíduo, esse inimigo da sociedade, esse inimigo do bem, Senhor. (…) Dai-nos a graça, Senhor, de capturá-lo, de acabar com o sofrimento dessa sociedade. Que nós possamos trazer, Senhor, a paz de volta. Que a paz possa reinar, Senhor. Protege cada policial militar, cada policial, Senhor, com Tua mão protetora. Que o mal não se aproxime de nós, Senhor. Que o mal não venha, Senhor, nos vencer. Que o mal sucumba, Senhor, diante de nós”, orou o agente.
Fim da caçada
Durante 20 dias, a polícia mobilizou esforços para encontrar Lázaro, que cometeu vários crimes, incluindo assassinatos e estupros, com requintes de crueldade. Ele foi capturado e morto com pelo menos 125 tiros disparados pela polícia.