No início desta semana, a empresa Converse apresentou uma nova coleção de tênis com a marca Drkshdw, assinada pelo estilista Rick Owens, que substitui a tradicional estrela da marca por um pentagrama.
Em uma citação postada por Converse, Owens disse que “tem usado este pentagrama há muito tempo porque obviamente ele tem associações adolescentes com o ocultismo”.
Ao explicar o uso de um símbolo satânico, o designer diz que gosta de todas as associações do pentagrama, mas principalmente a que se refere a um sistema alternativo.
“Sugere a busca pelo prazer, essa busca pelas sensações. Mas uma das principais coisas que acho que sugere é empatia e consideração de sistemas de vida que podem não ser padrão. Isso nos leva a ser mais receptivos e tolerantes com outros sistemas, o que eu acho bom”, disse o estilista de 59 anos.
Em entrevista ao site WWD, Owens declarou que seu estilo visa sempre confrontar o ideal de beleza. “Meu gesto estético sempre consistiu em promover a ideia de que a beleza perfeita ou tradicional pode ser muito rígida e cruel” e que ultrapassar os limites “significa tolerância para outras ideias”.
A colaboração de Owens com a Converse vem vários meses depois que o rapper Lil Nas X revelou sua própria parceria com a MSCHF e personalizou 666 pares do tênis Nike Air Max 97 escrevendo 666 em tinta vermelha, colocando uma gota de sangue humano nas solas, um pingente de pentagrama no topo dos laços e um bordado em referência ao versículo Lucas 10:18 sobre o diabo cair do céu nas laterais do tênis.