A pergunta que circula nos bastidores da política tocantinense é: Quem é o professor Deley, vereador de Paraíso do Tocantins, e que foi o mais votado na última eleição, obtendo 1.851 votos nas eleições de 2024?
O Professor Vanderley José de Oliveira, carinhosamente conhecido como Professor Deley, é Mestre em Letras e Crítica Literária, e, atualmente doutorando em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Ele está em seu segundo mandato como vereador em Paraíso do Tocantins, defendendo a bandeira da educação. Ele também exerceu o cargo de Secretário Municipal de Educação e Juventude.
Mandato pode ser cassado
Com uma carreira política em ascensão, ele poderá ver o seu sonho de se tornar um dos maiores líderes políticos do Tocantins, interrompido, tendo em vista, que o Ministério Público Eleitoral do Tocantins, ingressou, na quarta-feira, 11, com ação de investigação judicial eleitoral por fraudes em cota de candidaturas femininas em Paraíso do Tocantins.
De acordo com o MPE, foram registradas candidaturas fictícias de mulheres ao cargo de vereadora nas eleições de 2024. O objetivo segundo a Justiça Eleitoral, foi simular o cumprimento da legislação que exige que partidos e coligações formem sua lista de candidatos ao Legislativo com pelo menos 30% de mulheres.
Nos casos de candidaturas fictícias investigadas, uma das candidatas não obteve nenhum voto. As demais candidatas receberam 4 ou 6 votos. Além do professor Deley, podem ser cassados ainda o vereadores Alailson Lemos (UNIÃO), que obteve 985 votos e o vereador Ricardo Diniz (UNIÃO) que obteve 588 votos.