A professora e líder política, cantora Rosilene Martins, emitiu uma nota ao JM Notícia, onde expressou sua opinião sobre a possibilidade de oficialização da adoção da linguagem neutra nas escolas de Palmas, capital do Tocantins.
Segundo ela, espera que os vereadores da capital não permitam que o uso da linguagem neutra seja adotado nas escolas, pois entende que além de ser desnecessário, a aprovação de tal proposta acabaria por dificultar e intimidar as crianças no processo ensino-aprendizagem.
A matéria será votada em plenário da Câmara Municipal de Palmas nesta quinta-feira, 16. Rosilene, que é professora e trabalha há anos junto ao ensino infantil, acredita que a adoção da linguagem neutra no ambiente escolar é desnecessária e destaca que há tantos outros assuntos a serem tratados como a evasão escolar e a violência nas escolas, entre outros.
“Como professora e defensora da educação infantil, entendo que a adoção da linguagem neutra não é necessária nas escolas. É importante que as crianças se sintam acolhidas e respeitadas em sua identidade, mas isso não precisa ser feito através da eliminação das diferenças de gênero na linguagem. Precisamos focar em assuntos mais relevantes para a educação, como a melhoria da qualidade do ensino e o combate à violência nas escolas. Espero que os vereadores de Palmas se atentem a isso na hora de votar a proposta.”