Da Redação JM
Professores da Bíblia fazendo predições para quando o Fim dos Tempos chegará, o que prova não ser verdade, levou a danos à credibilidade dos evangélicos, disse um autor e teólogo cristão.
Kenneth R. Samples, pesquisador sênior de apologética filosófica e teológica da Reasons to Believe, abordou na terça-feira várias perguntas que as pessoas têm quando se trata da profecia do Fim dos Tempos.
As perguntas e comentários foram formulados em resposta ao seu livro de 2013, Christian Endgame: Pensamento Cuidadoso sobre o Fim dos Tempos , que alertava sobre especulações excessivas a respeito do momento da volta de Jesus Cristo à Terra.
Uma pessoa escreveu: “Estou convencido, com base na Palavra de Deus, que estamos definitivamente vivendo no fim dos tempos. Não há dúvidas sobre isso. As Escrituras parecem muito claras para mim – eu posso ler os sinais dos tempos ”.
As perguntas respondidas no site Reasons to Believe acreditam que tais condenações podem realmente ser verdadeiras.
+ Lua de sangue: fenômeno gera especulações e ‘profecias’; entenda como acontece
“O povo do Senhor espera ansiosamente pela Parusia (segunda vinda). Mas eu sugeriria maior cautela porque o mesmo tipo de comentários foram feitos pelos entusiastas da profecia ao longo da história da Igreja”, advertiu ele.
“Muitos, infelizmente, foram mais longe e estabeleceram datas erradas – fazendo com que os descrentes duvidassem da verdade da fé cristã. Apenas nos últimos 50 anos, vários professores bíblicos proeminentes marcaram datas e agiram, na minha opinião, escatologicamente irresponsáveis, e a credibilidade do cristianismo evangélico sofreu por causa disso “, acrescentou.
Entre muitos outros, o ex-presidente e co-fundador da Family Radio, Harold Camping, tornou-se famoso por suas múltiplas previsões fracassadas do fim dos tempos .
Camping havia instado os cristãos a deixarem igrejas institucionais que, segundo ele, haviam sido apóstatas na preparação do fim dos tempos, o que provocou controvérsia significativa.
Russell Moore, presidente da Comissão de Ética e Liberdade Religiosa da Convenção Batista do Sul, também alertou no ano passado que algumas pessoas podem ser afastadas da fé devido a previsões fracassadas.
“Às vezes as pessoas rejeitam as boas novas do cristianismo sem nunca saberem que o que elas estão deixando de lado não é, de fato, qualquer coisa que Jesus ou aqueles que Ele enviou disse”, disse Moore, acrescentando que “qualquer dia poderia ser o Dia do Julgamento”. “
Outros comentários
As amostras respondidas incluíam uma que afirmava que “muito do que a Bíblia descreve profeticamente está acontecendo bem diante de nossos olhos” e não é uma questão de interpretação.
O pesquisador sênior da Reasons to Believe respondeu:
“Todo o conteúdo proposicional da Escritura deve ser interpretado. Somente o Espírito Santo conhece toda a verdade da Escritura intuitivamente. E como o apóstolo Pedro observa, algumas interpretações das Escrituras são de fato erradas (2 Pedro 3:16). Então todos nós devemos ser cuidadosos. Além disso, se uma pessoa não estudou cuidadosamente todas as principais posições escatológicas, essa pessoa deve ser ainda mais cautelosa. ”
Samples afirmou que a Bíblia tem muito a dizer sobre a profecia do Fim dos Tempos, mas insistiu que interpretá-la não é fácil.
“Infelizmente, é verdade que a escatologia é uma das áreas mais divisivas da teologia cristã. É por isso que minha pequena cartilha sobre escatologia gasta muito tempo enfatizando o que todos podemos concordar ”, disse ele.
“No meu livro, eu chamo de ‘mera escatologia cristã’ (ver capítulo 3), e espero que ajude os cristãos a evitar obstáculos desnecessários à medida que procuramos levar os não-crentes à fé em Cristo”.
Via TCP