Os líderes do Eagle Christian Center em Newlands, África do Sul, disseram que a “fé da congregação permanece inabalável” depois de um jovem pregador, conhecido como Profeta Dwayne Gordon, ter sido morto a tiro e outros dois ficaram feridos durante um assalto à igreja na sexta-feira.
“No Eagle Christian Center, nossa fé permanece inabalável. Acreditamos que, face à adversidade, devemos unir-nos como comunidade, demonstrando amor, compaixão e apoio inabalável uns pelos outros. Continuaremos a fornecer orientação espiritual e força à nossa congregação durante este período desafiador”, disseram autoridades da igreja em comunicado no Facebook no sábado.
A igreja disse que Gordon, que era um orador convidado especial para a Conferência de Restauração , que aconteceria de 6 a 8 de outubro, foi morto depois que seis homens armados entraram na igreja e começaram a roubar membros na sexta-feira.
“Fomos confrontados com uma situação trágica e angustiante. Seis indivíduos armados entraram em nosso local sagrado de culto, roubando os pertences dos membros, tirando tragicamente a vida de nosso orador convidado, o profeta Dwayne Gordon”, continuou a declaração da igreja liderada pelo pastor Mervyn e Maria Campher.
Além da morte de Gordon e de outros dois feridos no ataque, a igreja disse que muitas mulheres e crianças ficaram “gravemente traumatizadas”.
“Estamos devastados por esta perda e apresentamos as nossas mais profundas condolências à família e aos amigos do profeta Dwayne Gordon durante este momento incrivelmente difícil. Pedimos que vocês mantenham todos nós em seus pensamentos e orações enquanto navegamos nesta profunda dor”, disse a igreja.
Faranaaz Mosale, esposa de Sebastian Mosale, de 39 anos, um dos dois feridos e se recuperando no hospital, disse à SABC News que está apavorada.
“É terrível, eu nunca soube. Sempre ouvi falar de tiroteios e coisas assim. Mas na sexta-feira, quando vi isso acontecendo na minha frente, chegou perto de casa”, disse ela.
Uma gravação de 45 minutos do culto, transmitida ao vivo em várias plataformas de mídia social, incluindo o YouTube, mostra membros da igreja adorando por cerca de 28 minutos antes de Gordon ser recebido com entusiasmo no púlpito.
“Não sei quanto a vocês, mas já posso sentir a presença de Deus”, disse Gordon do púlpito enquanto a congregação reconhecia que também havia sentido isso.
Kabamba, líder e fundador da Igreja Embaixada do Espírito Santo, com filiais na África do Sul e em outras partes do mundo, disse que Gordon já havia sido baleado na perna em sua filial em Randburg, mas sobreviveu.
“Lembro-me vividamente do incidente angustiante que ocorreu na África do Sul. Forças malévolas orquestraram uma intrusão no nosso santuário sagrado, localizado na nossa filial em Kyasands Randburg.
Eles atacaram cruelmente meu filho, disparando uma arma de fogo que atingiu sua perna. Milagrosamente, ele conseguiu sobreviver’”, disse Kabamba, alegando que a África do Sul “tem uma propensão para extinguir as vidas dos seus próprios profetas”.
“Que o espírito indomável do Profeta Dwyane Gordon trave guerra contra todos os envolvidos. A todas as congregações, profetas, apóstolos, pastores e evangelistas, imploro-lhes que fortaleçam os seus locais de culto e garantam a presença de pessoal de segurança nas suas proximidades”, disse ele. “Esta mesma razão me levou a regressar à minha terra natal, a Zâmbia, onde poderíamos encontrar consolo e santuário.”