A Prefeitura de Palmas, por intermédio da Fundação Municipal de Meio Ambiente e das Secretarias Municipais de Saúde e de Infraestrutura, promove nesta quinta-feira, 18, a partir das 19 horas, na Panificadora Maná do Céu, no setor Irmã Dulce, reunião com a comunidade local para debater e definir as ações estratégicas de combate ao mosquito Aedes aegypti na região.
O objetivo é ouvir sugestões da população que possam contribuir com a eliminação dos focos do mosquito, além de enfatizar a necessidade do envolvimento de toda a comunidade nas ações a serem promovidas. O evento tem o apoio da Associação das Famílias de Palmas.
Vistorias
Durante o dia, técnicos da Fundação de Meio Ambiente realizaram visitas às chácaras à beira do córrego Machado, onde será feita a revitalização da mata ciliar com mudas do viveiro municipal. A ação será em parceria com a comunidade, ficando o monitoramento a encargo da FMA.
Também foi vistoriado um depósito de resíduos de construção civil (RCC) localizado próximo ao bairrro Aureny IV, onde foi constatado o depósito sem triagem dos resíduos e de lixo comum, ocasionando acúmulo de água e proliferação do mosquito. O proprietário da área foi notificado a apresentar a licença para depósito de RCC e a documentação da área, por haver suspeita de se tratar de área verde. Independentemente do licenciamento, a empresa que deposita material no local será autuada pela forma irregular de manejo da atividade.
Setor Universitário e Vila Piauí
Na sexta-feira, 19, a mesma ação será realizada no setor Universitário e na Vila Piauí, sendo a reunião realizada na Igreja Evangélica local, também a partir das 19 horas. Nestes setores, serão priorizadas as fiscalizações em depósitos de ferro velho e fábricas de móveis e gesso, potenciais geradores de focos de acúmulo de água parada. Também já foi registrada nestes locais a ocorrência de grande quantidade de fossas abertas, cujos proprietários das residências serão notificados a solucionar o problema.
No setor Universitário, a população será orientada a promover a revitalização da cobertura vegetal das encostas de morro com mudas do viveiro municipal. Na Vila Piauí, a ação de recuperação vegetal também será às margens do córrego Machado.