A Prefeitura de Araguaína recebeu o “Selo Diamante” do Programa Nacional de Transparência Pública 2023. Em levantamento realizado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas, com o apoio do TCU (Tribunal de Contas da União), Araguaína alcançou o índice de 99,02% de transparência, com a apresentação de 100% dos critérios solicitados.
A certificação “Diamante” é concedida aos órgãos que apresentam o maior percentual e ultrapassam 90% dos critérios indicados na metodologia do estudo, disse Atricon.
O estudo analisou 7.939 portais de 4.191 municípios brasileiros, com informações disponibilizadas pelos sites institucionais dos Poderes Executivo e Legislativo das três esferas de governo (União, Estados e Municípios), do Poder Judiciário, dos Ministérios Públicos, dos Tribunais de Contas e das Defensorias Públicas. Do total, 492 entidades conquistaram o Selo Diamante em 2023.
Sobre o Portal da Transparência
O Portal da Transparência da Prefeitura de Araguaína está interligado, em tempo real, ao SIG (Sistema Integrado de Gestão Pública), um amplo sistema informatizado que organiza e gerencia a administração municipal em diversas esferas. A tecnologia permite mais agilidade nos processos, eficiência, customização, transparência e economia.
Com novo layout, todo o acesso é adequado ao padrão do Tribunal de Contas do Estado (TCE), deixando as informações mais organizadas, claras, diretas e acessíveis ao cidadão.
Acesso
Por meio do Link: https://transparencia.
Quem acessa o portal também pode conferir a atuação da Prefeitura na íntegra, isso inclui as “Informações Institucionais”, “Receitas e Despesas”, “Convênios e Transferências”, “Recursos Humanos”, “Compras e Licitações”, “Planejamento e Prestação de Contas”, “Serviço de Informação ao Cidadão” e “Saúde e Educação”.
A plataforma araguainense também está ligada ao Radar Nacional de Transparência Pública, o maior portal de acesso às informações públicas do Brasil, disponível no link https://radar.tce.mt.gov.br/
O Radar Nacional nasceu a partir de uma colaboração da Atricon, dos Tribunais de Contas brasileiros com apoio do Instituto Rui Barbosa, do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas, da Associação Brasileira de Tribunais de Contas de Municípios e do Conselho Nacional de Controle Interno.