A Prefeitura de Araguaína anunciou a criação de um banco de dados para inserir pessoas com deficiência (PCD) no mercado de trabalho. A primeira ação será realizada em parceria com a equipe de recursos humanos do ISAC (Instituto de Saúde e Cidadania) na Praça CEU (Centro de Esportes Unificado), no próximo dia 24 de fevereiro.
Com o intuito de fortalecer a inclusão e auxiliar a iniciativa privada, a ação pretende cadastrar PCDs para preencher vagas disponíveis nas empresas da região. Conforme a Lei Federal de nº 8.213/1991, conhecida como Lei de Cotas, as empresas que possuem mais de 100 funcionários devem preencher de 2% a 5% das vagas com PCDs.
“Precisamos mudar essa realidade, além de promover a humanização, valorização e respeito às pessoas com deficiência por meio da inclusão”, explicou a diretora de Políticas Públicas Setoriais da Secretaria da Assistência Social, Rhaíssa da Rosa.
A ação será realizada em dois horários, das 9h às 12h e das 14h às 17h, na Praça CEU, localizada no setor Araguaína Sul. Para agilizar o cadastro, é necessário levar um laudo médico que especifique a deficiência física ou intelectual, além de um currículo atualizado. Servidores estarão no local para ajudar na edição e impressão do currículo.
Inicialmente, o resultado dessa ação irá atender ao ISAC, com os candidatos sendo orientados quanto às vagas disponíveis para PCDs na instituição, nos seguintes locais de atuação: AME (Ambulatório Municipal de Especialidades), HMA (Hospital Municipal de Araguaína), PAI (Pronto Atendimento Infantil) e UPA (Unidade de Pronto Atendimento).