O prefeito eleito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos (Podemos), e o vice-prefeito, pastor Carlos Eduardo (Agir), foram diplomados na noite desta quinta-feira (12) no auditório do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO). Na mesma ocasião, vereadores e suplentes eleitos também receberam os diplomas que oficializam seus mandatos a partir de 1º de janeiro de 2025.
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), 48 representantes eleitos para os Poderes Executivo e Legislativo Municipal participaram da solenidade. A diplomação é o ato que confirma a eleição de cada candidato ou candidata, conforme explicação do órgão. Este procedimento deve ocorrer em todos os municípios até 19 de dezembro.
Durante a cerimônia, os primeiros a receber os diplomas foram os suplentes de vereador, seguidos pelos titulares. Em seguida, o vice-prefeito foi diplomado, e, por fim, Eduardo Siqueira Campos foi chamado para receber o documento e fazer seu discurso.
Em um momento marcado pela emoção, Eduardo destacou sua trajetória política e o significado do diploma recebido. “É o 7° diploma que eu recebo, primeiro deles como deputado federal ainda no TRE de Goiás, porque não estavam devidamente instalados os Poderes. […] Este é o último ato da Justiça Eleitoral até que venha a posse e eu desejo expressar meu mais profundo reconhecimento a toda a estabilidade jurídica, à confiança que nós temos na democracia e naqueles que nos oportunizam um pleito que pouco importa o que se deu nas ruas, mas importa o que se deu nas urnas. E, acima de tudo, assegurado nossos direitos no diploma que carrego hoje”, afirmou o prefeito eleito.
A posse dos eleitos está prevista para o início de janeiro de 2025, quando começarão oficialmente os novos mandatos.